Papo de Mãe
» FILHES DE TODES

Começa a brincadeira, por Vinicius Campos

Com a parceria institucional do Instituto Mpumalanga, o escritor Vinicius Campos estreia nova coluna no Papo de mãe

Redação Publicado em 25/03/2022, às 20h03

A nova coluna do escritor Vinicius Campos no Papo de Mãe
A nova coluna do escritor Vinicius Campos no Papo de Mãe
Parceria Institucional:
Instituto MPumalanga

O desafio da parentalidade é enorme. Educar um ser e protegê-lo dos perigos é uma tarefa que requer amor, dedicação, conhecimento, e por isso procuramos ajuda com profissionais especializados, em sites, revistas, e nas experiências de nossos pais e amigos.

Nosso instinto mais inocente espera uma receita de bolo que contenha os ingredientes básicos para obter filhos saudáveis, educados, inteligentes, bem sucedidos, bonitos, sem doenças e conscientes de seu papel na sociedade.

Impossível, né?

Porém, neste ano, não vou dividir com vocês meus perrengues de pai, ou meu olhar sobre educação e pedagogia. 

Neste mês de março começa um espaço novo:

Filhos de todas, Filhas de Todos, Filhes de Todes.

Aqui o artigo não importa, só é importante que dê conta de representar a todas e todos de verdade. 

Somos pais, mães, cis, trans, adultes, pessoas preocupadas com o futuro das nossas crianças. Nossos filhos, filhas de outras, filhes de pessoas que nunca vimos e provavelmente nunca veremos.

A constituição diz: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao fazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Veja também

O Brasil passa por um momento importante. Ora, todo ano de eleição é importante, e desta vez vamos escolher deputados, senadores, governadores e o presidente da república. E quero usar esse espaço no Papo de Mãe para que juntos, e com o olhar de muitos, pensemos quais caminhos possíveis e necessários para cuidar das nossas infâncias?

Serão 7 temas, um por mês, debatidos por profissionais de cada área, sempre usando a primeira infância como ponto de partida e de chegada.

Pré-natal, educação e cultura, alimentação, violência doméstica, meio ambiente e espaço público, infâncias indígenas e quilombolas e infâncias portadoras de deficiência. E nossa pergunta fundamental é: qual o compromisso do Brasil com as nossas infâncias? O que devemos exigir dos candidatos aos governos no que se diz respeito às infâncias? Quais pontos do programa de governo devemos olhar na hora de escolher um candidato.

Te convido para nos acompanhar todos os meses até outubro.

Filhos de Todas é uma parceria minha com o site Papo de Mãe e o instituto Mpumalanga, e todos os meses, além da coluna de opinião aqui no site, também vamos disponibilizar um vídeo com o debate e as entrevistas com os especialistas do assunto. 

mpumalanga
O Instituto Mpumalanga é o parceiro institucional da nova coluna de Vinicius Campos no Papo de Mãe

Espero que vocês gostem e que juntos pensemos no melhor jeito de cuidar dos meus, dos seus e dos nossos filhos. Dos filhos de todas. Começa semana que vem, dia 31 de março com um assunto mais que relevante: pré natal e puerpério. Até lá!

vini
Vinicius Campos

*Vinicius Campos, escritor e pai de 3 adolescentes – Colunista do Papo de Mãe.
instagram: @viniciuscamposoficial
ColunistasFilhos de TodasVinicius Campos