Papo de Mãe
» INCENTIVO A LEITURA

Clube Quindim e entidades de São Paulo e Ceará se reúnem para estimular a leitura infantil

O projeto tem como objetivo realizar encontros e atividades de incentivo à leitura em regiões periféricas de São Paulo e Fortaleza

Fernanda Fernandes* Publicado em 19/10/2021, às 16h54

Visando democratizar a leitura, a ação ocorrerá inicialmente em Fortaleza e São Paulo
Visando democratizar a leitura, a ação ocorrerá inicialmente em Fortaleza e São Paulo

Acreditando no poder da leitura de trazer conhecimento, diversão e estreitamento dos laços familiares, uma ação inédita promove encontros e atividades de incentivo à leitura em regiões periféricas.

Dentro do projeto estão Clube Quindim, o Puxadinho e a Agência Solano Trindade, de São Paulo, e o projeto Entrelinhas e a Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió, de Fortaleza.

A iniciativa surgiu do Clube Quindim, que tinha como objetivo criar um polo colaborativo de literatura e afeto, por meio de ações estruturadas de escuta e sensibilização de famílias que hoje não têm acesso a uma variedade de livros literários infantis e aos livros, de modo geral.

Visando democratizar a leitura, a ação ocorrerá inicialmente em Fortaleza e São Paulo, mas pretende expandir-se para outras capitais do país.

Encontros em Fortaleza

Em Fortaleza (CE), o projeto Entrelinhas, coordenado pela escritora e psicóloga Dauana Vale, conduzirá quatro encontros para adultos e crianças na Biblioteca Comunitária "Livro Livre Curió".

O primeiro encontro aconteceu no dia 6 de outubro, com a apresentação do documentário “Para cada pessoa, um livro”, produzido por Dauana, que relata a experiência de quatro famílias com a leitura compartilhada.

As atividades que continuaram nesta segunda-feira, 18/10, e ocorrem até o dia 25 deste mês, contam com o apoio do Coletivo Delirantes, formado por escritoras e escritores; e do Laboratório de Estudos Sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade, do Programa de Pós-graduação da Universidade de Fortaleza, AEPCS/UNIFOR.

Crianças e pais sentadas em um tapete com livros
Registo da terceira atividade realizada em Fortaleza 

Dauana Vale relata ao Papo de Mãe que realizar a ação na Biblioteca Comunitária "Livro Livre Curió" tem sido incrível. A psicóloga afirma que por eles já possuirem os clubes de leitura organizados e o espaço físico disponível, ela e o projeto estão apenas ofertando a ferramenta que é a cereja do bolo: o livro.

Em relação às atividades que já ocorreram em Fortaleza a escritora reforça:

Até aqui podemos afirmar que nosso objetivo foi alcançado. Colaboramos para que o livro chegue às crianças e que elas possam desfrutar da leitura compartilhada em casa e com amigos da biblioteca. Juntos, famílias e comunidade lêem e se transformam”

E finaliza dizendo, “Todo o meu respeito e admiração ao trabalho dessa biblioteca comunitária que atua sem financiamento, com suas atividades custeadas pela família que a coordena e algumas doações esporádicas”.

Sugestão: assista ao Papo de Mãe sobre os benefícios da leitura

Encontros em São Paulo

Em São Paulo, ocorrerão dois encontros, tendo início nesta terça-feira, 19/10, no Centro Comunitário CDHU Jardim Maria Sampaio, no Campo Limpo. A articulação do evento é responsabilidade da Agência Solano Trindade.

No primeiro encontro, a conversa será com as mães. Em pauta estarão presentes assuntos como: vivências; lembranças; desafios e tentativas no ouvir, contar história e ler com as crianças. Além disso, as participantes receberão uma cesta básica e um "kit Quindim", com 4 livros para serem compartilhados com os pequenos.

Já no segundo dia, mães e filhos se encontram para falar sobre a experiência.

Renata Nakano, diretora do Clube Quindim e idealizadora desta ação comenta ao Papo de Mãe suas expectativas para o evento em São Paulo.

Será uma grande oportunidade para nós ouvirmos sobre os desafios cotidianos que essas mães enfrentam para trazer a leitura à rotina familiar. Acreditamos que a partir dessa escuta e troca de experiências conseguiremos pensar em ações mais efetivas para projetos de democratização da leitura envolvendo uma das maiores responsáveis pelo gosto pela leitura: as mães."

Veja também:

Programação:

Fortaleza – Ceará


Onde: Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió
R. George Sosa, 109 - Lagoa Redonda


Quando: 25 de outubro
Horário: 18 horas
Público: crianças de 8 a 11 anos

São Paulo – SP


Onde: Centro Comunitário CDHU Jardim Maria Sampaio
Rua Catanhede, 300 - Jardim Maria Sampaio - Campo Limpo


Quando: 19 de outubro
Horário: das 19h às 20h30
Público: mães e cuidadoras de crianças


Quando: 23 de outubro
Horário: das 10h às 11h30
Público: mães e crianças

*Fernanda Fernandes é repórter do Papo de Mãe

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

EducaçãoFamíliaCriança