Papo de Mãe
Papo de Mãe

Ciúme com a chegada do irmãozinho

Como facilitar essa transição e ajudar a criança a encarar com mais tranqüilidade tantas mudanças?

Roberta Manreza Publicado em 28/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h23

None
28 de janeiro de 2021


Bebê novo na família: Dicas para lidar com esse sentimento

Por Ana Laura Kawasaka, 

Lidar com a chegada de um novo bebê na família pode ser estressante para uma criança. Entre 1 e 3 anos de idade, lidar com essas emoções é ainda mais difícil, já que todas as atenções estão voltadas para o “intruso” e nessa fase a criança também demanda atenção.

É esperado que possa ocorrer regressão em habilidades (como no desfralde) bem como agressividade ou comportamentos infantilizados como chupar dedo, usar mamadeiras/chupetas ou sentar na cadeirinha do caçula.

Como facilitar essa transição e ajudar a criança a encarar com mais tranqüilidade tantas mudanças? É preciso começar a agir desde a gestação, mantendo certos cuidados após a chegada do bebê. Vamos ver algumas dicas.

*Ana Laura Kawasaka, mãe, cardiologista infantil e pediatra do Saúde4kids

Saúde4kids

Saúde4kids – O amor à medicina uniu as médicas: Fernanda, Rafaella e Ana. Além da vocação em servir aos pequenos, elas tinham outra certeza: precisavam ajudar as mamães. Perceberam que muitas estavam perdidas nesse caminho cheio de novidades e incertezas que é a maternidade e, na busca por informações, as mamães se perdiam ainda mais.

Veja também:

Preciso desmamar o bebê para tomar a vacina contra a COVID-19?

Onde meu bebê deve dormir?

Pediatra afirma que qualquer quantidade de álcool na gestação pode gerar danos ao bebê




ColunistasComportamentoDesafios / DilemasDesenvolvimentoDestaquesDicasDiversosEducaçãoBebêFamíliaIrmãosMãe / PaiHome0 a 2 anos3 a 8 anos9 a 12 anosCriançaGravidezO PartoPrimeira InfânciaPré-natalPós-partoSaúdeSaúde4kids - pediatras