Papo de Mãe
Papo de Mãe

Cidadania – direitos e deveres

pmadmin Publicado em 29/03/2011, às 00h00 - Atualizado às 17h36

29 de março de 2011


Para viver em sociedade é preciso que haja, antes de tudo, respeito entre as pessoas. Não é à toa que os chamados valores universais são os pilares para a convivência entre cidadãos de todo o mundo.

De acordo com o primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. Portanto, não importa a nacionalidade, raça, crença ou classe social, todos somos iguais perante à lei. Da mesma forma, somos todos portadores de direitos e deveres, sendo um de nossos deveres justamente o de conhecer e fazer valer nossos direitos. Como pais e educadores, temos a obrigação de ensinar nossas crianças a se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis.  E a melhor forma de ensinar é dando o exemplo. Portanto, não adianta só dizer que mentir, brigar, desrespeitar leis, jogar sujeira nas ruas e desperdiçar água é “feio”. É preciso dar o exemplo, afinal somos os responsáveis pelos adultos de amanhã! A seguir vocês conferem uma série de sites bacanas sobre cidadania, que foram citados durante o programa e contêm bastante material sobre o assunto.http://www.portaldoconsumidor.gov.br/http://www.urbanias.com.br/http://www.escoteiros.org.br/http://www.portalzinho.cgu.gov.br/.http://www.plenarinho.gov.br/http://www.cdhsapopemba.blogspot.com/***DICA DE HOJE

Acessa São Paulo: mais de 100 vagas para cursos gratuitos em abril Programa de inclusão digital do Governo de SP abre inscrições para oficinas de informática e fotografia no posto do Parque da Juventude, zona norte da capital Na próxima semana, entre os dias 4 e 8 de abril, o Acessa SP recebe inscrições para mais um ciclo do Metaprojeto – oficinas gratuitas do posto do Parque da Juventude, na zona norte da capital. Em abril, serão sete diferentes temas, com mais de 100 vagas disponíveis: Informática Básica, Montagem e Manutenção de Micros; Modelagem 3D; Fotografia Digital com Máquinas Simples; Introdução ao Software Livre; Mangá com Software Livre e Lab Livre. As aulas serão ministradas pelos oficineiros do Acessa SP entre os dias 11 e 29 de abril. Os interessados devem se inscrever pessoalmente no Acessa SP do Parque da Juventude, na Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, 1º andar, ao lado da estação Carandiru do Metrô, das 9 às 18 horas. É necessário apresentar o RG no ato da matrícula.