Papo de Mãe

Campanha atrai curiosos para doar sangue

Roberta Manreza Publicado em 11/06/2015, às 00h00

Imagem Campanha atrai curiosos para doar sangue
11 de junho de 2015


Anunciattho Comunicação

Cansados de ver amigos divulgando nas redes sociais pedidos de doação de sangue para ajudar algum conhecido, dois publicitários resolveram usar o que têm de mais valioso, a criatividade, para colaborar com essa campanha. Vinicius Sakamoto e Mateus Oliveira, criaram a campanha DOA-SE (www.doasesangue.com.br).

Nela, cidadãos comuns são convidados a colocar aquela conhecida placa de ‘VENDE-SE’ em seus carros, mas desta vez com a palavra ‘DOA-SE’. Ao chegar mais perto da placa, é possível entender que se trata de um incentivo à campanha de doação de sangue, com contatos de hemocentros e hospitais. “O grande desafio, é que as pessoas se engajem e ajudem doando sangue ou apenas colaborando colando a placa no carro” explica Vinicius Sakamoto, um dos idealizadores da campanha.

“Com a campanha, esperamos contribuir com o crescimento do número de doares no país, que ainda é bem abaixo da recomendada” explica Mateus Oliveira. Ainda segundo a Fundação Pró-Sangue, menos de 2% da população brasileira é doadora, o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que esse percentual fiquei entre 5% e 6%.

Pela cidade

A Prefeitura, junto com o Governo do Estado e fundações ligadas à doação de sangue aderiram ao Movimento Junho Vermelho, do Movimento “Eu Dou Sangue Pelo Brasil”, durante todo o mês de junho monumentos, como o Viaduto do Chá, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e a Sede da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social estarão iluminados pela cor vermelha.

Quem pode doar Sangue

Quem pode doar sangue, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):

  • Homens e mulheres;
  • Ter entre 16 e 68 anos;
  • Ter acima de 50 quilos;
  • Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV;
  • Estar bem alimentado e descansado;
  • Se estiver gripado, esperar no mínimo sete dias para poder doar sangue;
  • As grávidas devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto para doar sangue;
  • Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar no mínimo 60 dias;

Desde 2004 celebra-se no dia 14 de junho o Dia Mundial do Doador de Sangue. Com o objetivo de homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas, a data é ainda do aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.

Historicamente junho e julho são os meses com menos doação, cerca de 30% em relação as demais, segundo dados da Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria Estadual da Saúde. O problema pode ainda ser agravado por conta da epidemia de Dengue, que já vem comprometendo alguns estoques. Isso porque cada doação de sangue recebida é dividida em três bolsas diferentes: plaquetas, hemácias e plasma. São as plaquetas as grandes responsáveis por ajudar quem sofre com a dengue hemorrágica, mas é preciso uma bolsa para cada 10 quilos do peso da pessoa e esse processo pode ser repetido durante vários dias.




DiversosHomeNotíciasSaúde