Papo de Mãe

Cabelo e gravidez: saiba o que está liberado

Apesar de não existirem estudos que comprovem a total segurança ou risco de tingir o cabelo na gravidez, a tintura deve ser evitada durante todo o primeiro trimestre

Roberta Manreza Publicado em 29/05/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h42

Imagem Cabelo e gravidez: saiba o que está liberado
29 de maio de 2018


Por Dra. Thais Pepe*, dermatologista

O que está liberado para manter a beleza dos fios sem prejudicar o bebê

Durante a gestação, o cabelo tende a ficar mais bonito e sedoso, o que não quer dizer que você pode sair aplicando qualquer tipo de química neles.  Por isso, a dermatologista Dra. Thais Pepe explica o que pode e o que não pode com relação às madeixas durante os nove meses da gravidez.

A gestação é um período de mudanças e surpresas que ocorrem no corpo todo, interna e externamente. Estas alterações ocorrem inclusive nos cabelos, que passam a ficar mais bonitos, cheios e sedosos. Segundo a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, isso ocorre devido ao modo como a gravidez afeta os hormônios femininos e o ciclo de desenvolvimento do cabelo. “Durante os nove meses de gestação, o estrogênio e a progesterona aumentam na circulação sanguínea e afetam os folículos capilares, causando a diminuição da oleosidade e da queda e promovendo fios mais sadios e bonitos. Além disso, devido ao aumento dos níveis de estrogênio nesse período, os fios permanecem em sua fase anágena, ou seja, em fase de crescimento, tornando o cabelo mais espesso e volumoso.”

Mas, por causa da revolução provocada pelos hormônios no corpo da mulher grávida, é preciso tomar alguns cuidados com os cabelos durante estes nove meses da gestação. Por exemplo, apesar de não existirem estudos que comprovem a total segurança ou risco de tingir o cabelo na gravidez, a tintura deve ser evitada durante todo o primeiro trimestre. “Caso você pretenda realizar a mudança de cor das madeixas, deixe para fazer a partir do segundo semestre e evite colorações com amônia, pois esta substância pode causar riscos ao bebê como malformação. O recomendado então é que você utilize tonalizantes aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e evite o contato da tintura com a raiz dos cabelos”, completa a médica.

Além da amônia, outras substâncias como o benzeno, o formol e metais pesados, como chumbo, alumínio e cobre, muito comuns em alisamentos e permanentes tradicionais, também devem ser evitadas. “Os métodos que mudam a estrutura da fibra capilar necessitam de agentes químicos agressivos, como o formol, que são teratogênicos, ou seja, podem gerar defeitos no feto, além de serem tóxicos e até cancerígenos”, alerta a especialista. “Então, como alternativa ao alisamento, você pode optar pelo uso da chapinha e secador, já que os métodos físicos não representam riscos a gestante e ao bebê.”

E, segundo a especialista, o ideal é que os produtos sejam evitados mesmo depois da gestação, pelo menos até o fim da amamentação, pois, apesar de não haver estudo que comprove a passagem dessas substâncias para o leite materno, existe a chance de elas provocarem manifestações alérgicas como irritação, coceira, vermelhidão e até reações anafiláticas. “Porém, devido à falta de provas conclusivas sobre os males dessas substâncias na gestação, o mais importante é que você consulte um médico antes de fazer qualquer tipo de procedimento. Apenas ele poderá avaliar seu caso e apontar qual a alternativa mais segura a ser realizada”, finaliza a Dra. Thais Pepe.

*Dra. Thais Pepe – Dermatologista especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Sociedade de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia. Diretora técnica da clínica Thais Pepe, tem publicações em revistas científicas e livros, além de ser palestrante nos principais Congressos de Dermatologia.



ColunistasHomeGravidezPré-natal