Papo de Mãe
Papo de Mãe

Biscoitos de Natal: aprenda a receita e crie uma tradição

pmadmin Publicado em 22/12/2014, às 00h00 - Atualizado em 26/12/2014, às 00h49

None
22 de dezembro de 2014


Adriana Franzin/EBC – Inventare

Quem não tem na memória um cheirinho que faz lembrar imediatamente a época do Natal? Pode ser o de um pinheirinho fresco, o do peru da ceia ou o de brinquedo na caixa. As memórias olfativas têm uma ligação muito forte com fatores emocionais, por isso, ao evocar um momento do passado por meio desse estímulo, o cérebro também resgata outras sensações, como alegria e euforia.

Biscoitos de natal têm um cheirinho de gengibre e canela (Diana Demarchi)

Uma maneira de deixar uma boa lembrança na mente das crianças é associá-las a um aroma específico. Pensando nisso, a mamãe Diana Demarchi faz, todos os anos, esses biscoitinhos de Natal para seus dois filhos. A receita está no blog dela, chamado Inventare.

Segundo ela, as crianças metem a mão na massa, literalmente. Depois de prontos, os biscoitos são decorados e até dados de presente. A inspiração deste ano foram as renas. Ela fez os biscoitos redondos e um molde vazado dos chifres, olhos e nariz do animal. Os olhos e chifres foram pintados com chocolate meio amargo e o nariz vermelho com corante alimentício.

Anote a receita e faça o seu:

Ingredientes:

3 xícaras de farinha

1 e 1/2 colheres(chá) de fermento em pó

3/4 colher(chá) de bicarbonato

1/4 colher(chá) de sal

1 colher(sopa) de gengibre em pó

1 e 3/4 colheres(chá) de canela em pó

1/4 colher(chá) de cravo em pó

6 colheres(sopa) manteiga sem sal amolecida

3/4 xícara de açucar mascavo

1 ovo grande

1/2 xícara de melado de cana

2 colher(chá) de essência de baunilha

1 colher(chá) de raspas limão

Preparo:

Peneire os ingredientes secos e misture-os. Bata o açúcar e a margarina na batedeira até misturar bem. Adicione o ovo, o melado, a baunilha e o limão. Em seguida aos poucos com uma colher adicione os demais ingredientes. Cubra e deixe descansar em temperatura ambiente de 2 a 8 horas.

Pré-aqueça forno a 190°C. Abra a massa com o rolo em uma superfície bem enfarinhada, na espessura de 1/2 cm. Corte nos formatos que desejar, coloque em assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido por 7 à 14 minutos ou até dourar.

Direitos autorais: Creative Commons – CC BY 3.0

Fonte: http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2013/12/biscoitos-de-natal-aprenda-a-receita-e-crie-uma-tradicao




DicasDiversão