Papo de Mãe
» SAÚDE DA MULHER

Até que idade a mulher deve ir ao ginecologista?

A ginecologista Ligia Santos explica que a saúde da mulher não está relacionada apenas com a vida reprodutiva

Fernanda Fernandes* Publicado em 04/05/2022, às 09h05 - Atualizado às 14h00

Dra.Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe
Dra.Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe

Além da dúvida comum sobre quando é a hora certa de começar a ir ao ginecologista, muitas mulheres se questionam: até quantos anos é preciso ir ao ginecologista? Para auxiliar o que é o certo a se fazer, a doutora Ligia Santos, obstetra e colunista do Papo de Mãe responde esse questionamento.

Antes de responder diretamente, qual a idade certa, Ligia aponta que é muito importante entender qual é o real motivo para ir ao ginecologista. Pois esse profissional é um médico que cuida da saúde da mulher, mas muitas vezes, a concepção de saúde da mulher está muito relacionada apenas à questão da vida reprodutiva, porém é algo muito mais amplo.

Assista ao vídeo completo:

Hoje a gente ainda tem esse costume de levar as meninas depois da primeira menstruação, mais ou menos, no ginecologista, para ver se está tudo bem. E quando eu já não menstruo mais, eu começo a pensar que não vale mais a pena ir. E isso é infelizmente comum, mas não é o adequado".

Ligia mostra que a saúde da mulher não está ligada apenas com a saúde reprodutiva, e ao ir ao ginecologista muitos exames essenciais são realizados. Entre eles ela enfatiza, a avaliação de rastreamento de câncer de colo de útero, mais conhecida como exame de Papanicolau - que é feita dos 25 aos 65 anos. A avaliação de rastreamento de câncer de mama - feita dos 50 aos 70 anos.  E a avaliação de densidade óssea, para avaliar o risco de fratura que é feito mais ou menos a partir de 65 anos em mulheres.

Esses exames e essas idade são recomendados pelo Ministério da Saúde. Mas além deles cada médico, de acordo com as necessidades de cada paciente, também irá pedir outros procedimentos.

O ginecologista pode auxiliar as mulheres em diversas questões, Ligia conta que em uma consulta o médico pode avaliar questões relacionadas a doenças cardiovasculares e a saúde mental. Ele também avalia questões relacionadas à sexualidade, explica como é a sexualidade na fase inicial da vida, na fase reprodutiva e na fase em que a mulher para de reproduzir.

Veja também:

Então é importante que você veja o ginecologista como um aliado. Não é porque eu passei da menopausa que eu não preciso mais fazer avaliação emocional, que eu não preciso mais fazer uma avaliação de assoalho pélvico, incontinência urinária, ressecamento vaginal, avaliação óssea”.

A médica afirma que se você já passou da menopausa e pensa em parar de ir ao ginecologista, não é a melhor hora. A verdade é que não tem melhor momento, ginecologista é o médico para você ir sempre, os exames vão mudar, as necessidades mudam, mas cuidado com a saúde precisa continuar sendo o mesmo.

“Então a resposta para a pergunta é, não tem idade para parar de ir ao ginecologista, você vai sempre” conclui.

*Fernanda Fernandes é repórter do Papo de Mãe

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

ColunistasDra.Ligia Santos