Papo de Mãe
» COMPORTAMENTO

As sequelas da violência verbal contra crianças

Stella Azulay fala da violência verbal contra crianças. O caso do menino Henry chocou o país. Como promover a prevenção de casos assim?

Redação Papo de Mãe Publicado em 16/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h33

Stella Azulay é colunista do Papo de Mãe - (Foto: Reprodução Papo de Mãe)
Stella Azulay é colunista do Papo de Mãe - (Foto: Reprodução Papo de Mãe)

Recentemente, um assunto tomou a mídia: o caso do menino Henry. A criança acabou morrendo e era vítima de agressões físicas cometidas pelo padrasto. Como um adulto pode fazer isso com uma criança? A especialista em comportamento humano, colunista do Papo de Mãe e diretora da escola de pais XD, Stella Azulay, faz a pergunta e chama a atenção para a agressão verbal que acontece com muita intensidade em algumas famílias.

Esse tipo de violência passa, muitas vezes, despercebida, mas passa com intensidade e pode provocar consequências muito graves às crianças. A comunicação dos pais e mães com os filhos e filhas envolve forma, tom de voz e palavras corretas.

Veja também:

“A agressão verbal não deixa marcas evidentes aos nossos olhos, porque eles ferem internamente. Palavrões, xingamentos e apelidos ferem e causam dor, que pode ser tão forte como um chute. A violência das palavras vai minando aos poucos, uma destruição a longo prazo que causa impacto na formação do ser humano que está em desenvolvimento”, explica Stella. Como a violência verbal não causa marcas visuais, muitas vezes, os pais não percebem que podem cometer esse tipo de agressão.

E crianças não conseguem verbalizar quando sofrem estas violências. Certas palavras simplesmente não podem nem devem ser ditas porque causam marcas e magoam. Vamos prestar mais atenção nisso? A comunicação violenta causa prejuízos que podem durar uma vida inteira.

Se a criança não consegue verbalizar uma agressão física que ela sofreu, imagina uma verbal? Para a criança, entender, elaborar e verbalizar dores emocionais é muito difícil, mas a conta chega e ela não é barata." (Stella Azulay)

Assista ao vídeo completo da Stella Azulay e se inscreva no canal no YouTube do Papo de Mãe:

Assista à entrevista com o advogado Ariel de Castro Alves sobre o caso do menino Henry

Stella AzulayCriançaSegurança InfantilVídeos