Papo de Mãe
» COLUNISTA

As angústias da pandemia

As angústias das famílias com a pandemia continuam

Redação Papo de Mãe Publicado em 11/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 20h14

Stella Azulay fala sobre as angústias da pandemia
Stella Azulay fala sobre as angústias da pandemia

Há um ano, duvidávamos da força que o novo coronavírus tinha e do possível colapso no sistema de saúde. De repente, o choque veio e com toda a força: a situação da pandemia não só não melhorou, como piorou.

Muito medo, incerteza, angústia e até revolta. O que fazer, como lidar com tantas perdas de vidas, de sonhos, de saúde emocional e mental, financeiras?

Stella Azulay, especialista em desenvolvimento humano e colunista do Papo de Mãe, dá algumas dicas sobre como atravessar este momento de uma forma mais amena, já que não podemos controlar tudo. O que fazer para preservar um pouco o equilíbrio emocional de nossos filhos e filhas?

Veja também:

A primeira dica é não reforçar a angústia verbalizando ela o tempo todo. "Pensar que isso vai passar, que temos que aceitar a situação, que vamos sair mais fortes disso e unir a família pode ajudar", diz.

A segunda é focar na vacina, pensar nela como a única alternativa para sair dessa situação e a luz no fim do túnel. "Pensar que a cada dia as pessoas estão sendo vacinadas e que isso vai ter fim é importante", afirma Stella.

Outra dica é cuidar de plantas, fazer hortas, fazer cursos, aprender novas habilidades, comprar livros e trazer coisas novas para dentro de casa. Buscar atividades que distraem e tranquilizam a mente pode deixar o medo mais suportável.

Que, no futuro, possamos olhar para trás e pensar que passamos e vencemos esse momento. Foco na máscara, na vacina, no distanciamento social, no álcool em gel e vai dar tudo certo." (Stella Azulay)

VACINA JÁ!

Assista ao vídeo com as dicas da Stella Azulay para amenizar este momento dentro de casa e acalmar nossos filhos e filhas:

Stella AzulayFamíliaPandemiaVídeos