Papo de Mãe

App para alfabetização de crianças com autismo e síndrome de down

App torna-se ferramenta importante durante o período de quarentena por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Roberta Manreza* Publicado em 30/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h43

Imagem App para alfabetização de crianças com autismo e síndrome de down

Por Educ360°,

Aplicativo em realidade aumentada auxilia crianças autistas e com síndrome de down em processo de alfabetização

Criado pela Educ360°, com apoio tecnológico da Foursys e parceria com APAE Cotia e Multigestos, app torna-se ferramenta importante durante o período de quarentena por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19)

A Educ360°– edutech com projetos voltados ao impacto social – lança, numa parceria com a APAE Cotia e o Multigestos, um app em realidade aumentada, que auxiliará as crianças em fase de alfabetização, sobretudo as de espectro autista e com Síndrome de Down.

Trata-se do Alfabetização na Apraxia de Fala Infantil, app de apoio à alfabetização com conteúdos fonoaudiológicos, que está disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS. A apraxia de fala na infância é um distúrbio neurológico que atinge a produção motora dos sons da fala e reduz a capacidade da criança de produzir clara e corretamente sílabas e palavras, tornando sua fala significativamente limitada ou de difícil compreensão.

Realidade Aumentada– O aplicativo foi desenvolvido pelo Educ360°, com apoio tecnológico da Foursys (empresa de tecnologia da informação com 20 anos atuação), utilizando-se dos conceitos de realidade aumentada para a aplicação do método Multigestos. Este método foi criado para o treino motor de fala e alfabetização de pessoas com Apraxia de Fala na Infância, beneficiando ainda quem tem síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista e outras deficiências.

A ação nasceu de um mapeamento realizado pela APAE Cotia sobre as necessidades de seus alunos em contar com a tecnologia para gerar maior absorção do conteúdo aplicado. É importante ressaltar que o lançamento do aplicativo vem ainda num momento em que a Organização Mundial de Saúde orienta a população a manter-se em quarentena por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Por conta deste distanciamento social, o app torna-se uma ferramenta extremamente útil para que as crianças não sejam prejudicadas durante o período de alfabetização. “O objetivo é que o aplicativo apoie os pais e cuidadores de alunos durante o tempo de reclusão solidária, devido à quarentena pela Covid-19”, explica Fábio Educ, diretor da Educ 360°. Ele acrescenta que o app pode contribuir neste período porque as “crianças com autismo e Down normalmente têm dificuldade de concentração, mas adoram tecnologia”.

Serão desenvolvidas ainda novas versões do app, de acordo com o feedback recebido pelos pais e mães. “Já estamos trabalhando na próxima versão, com novas atividades sugeridas pelas famílias”, conclui Fábio Educ.

Educ360° – Trata-se de uma edutech – empresa que desenvolve ações por meio da tecnologia para potenciar a aprendizagem – com conteúdo de ensino mesclando educação e novas tecnologias. Utiliza metodologia ágil, design thinking e lean, lógica, programação, games em realidade virtual e aumentada. O objetivo da Educ360° é desenvolver, aplicar e democratizar o acesso a conteúdo educacional de alta qualidade, em todos os níveis. Cada projeto é desenvolvido pela edutech para que o impacto gerado possa garantir a igualdade de oportunidades e potencialidades para o público estudantil.

APP ALFABETIZAÇÃO NA APRAXIA DE FALA INFANTIL

https://apps.apple.com/us/app/alfabetiza%C3%A7%C3%A3oafi/id1507403477?ls=1

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.educalfabetizacao

Links com vídeos do app em uso:

https://youtu.be/1f1Gsfh_1vU

https://youtu.be/VCRI8_T49O4


DestaquesHome