Papo de Mãe

Andar de bicicleta traz benefícios à saúde das crianças

Andar de bicicleta regularmente é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de problemas de saúde associados a um estilo de vida sedentário.

Roberta Manreza Publicado em 06/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 23h03

Imagem Andar de bicicleta traz benefícios à saúde das crianças
6 de novembro de 2020


Por Ricardo Gomes, professor.

Andar de bicicleta regularmente é uma das melhores maneiras de diversão que pode reduzir o risco de problemas de saúde associados a um estilo de vida sedentário

Já faz algum tempo que o aumento de peso da população mundial ganhou destaque entre os principais órgãos de saúde. No mesmo grau de preocupação (ou até mais) está também a obesidade infantil, que de acordo com um estudo publicado na revista científica The Lancet, atingiu, em 2016, cerca de 124 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos ao redor do planeta. Já no Brasil, a tendência é que em 2025 a incidência dessa doença quadruplique, por conta disso, há uma preocupação real por uma alimentação saudável e pela prática de exercícios.

Em um mundo onde as crianças estão totalmente conectadas e os pais cada vez mais ocupados, incentivar e ensinar a criança a desconectar e ter uma vida saudável é praticamente um desafio. Mas, nem tudo está perdido, com pequenas atitudes, podemos alcançar grandes resultados. Que tal pedalar?

Ensinar os filhos a pedalarem sem a ajuda das “rodinhas” de apoio, é um desafio que deve ser comemorado em família, porém, sabemos que com a correria do dia a dia e a falta de habilidade dos pais, essa tarefa não é tão fácil, pensando nisso, o professor Ricardo Gomes da empresa Sem Rodinhas.Com, decidiu ensinar as crianças a andarem de bicicleta sem as rodinhas.

 “Ensinamos crianças a partir dos 6 anos de idade a andar de bicicleta sem ajuda das rodinhas, tudo é possível, através de um método prático que utilizamos voltado ao resultado, a maioria dos alunos conseguem se equilibrar na primeira aula”, garante Ricardo Gomes.“Nosso foco é na dificuldade de cada um dos alunos e os exercícios são aplicados para atingir os melhores resultados de acordo com cada perfil”, completa.

Enquanto alguns aprendem a pedalar com duas ou três aulas, outros podem levar mais tempo. O importante é não desistir, pois no que depender do professor, paciência e dedicação ao aluno não faltarão.

O Professor dá dicas de como o exercício pode auxiliar na saúde das crianças:

  1. Exercícios de Músculos Cardiovasculares

Andar de bicicleta é um excelente exercício para os músculos das pernas. Quando os músculos são exercitados, o ritmo cardíaco aumenta, acelerando assim a resistência do corpo. Exercita os músculos cardiovasculares e controla o peso do seu filho, ajudando-o a atingir o peso ideal.

  1. Constrói a massa muscular

Embora seja um bom exercício para as pernas, fortalece todo o corpo de forma lenta e constante. Andar de bicicleta é um uma atividade eficaz que ajuda seu filho a longo prazo.

  1. Alivia o estresse

Andar de bicicleta é um excelente stress buster. As crianças passam um dia agitado na escola e sentem-se completamente esgotadas à noite. Um passeio de bicicleta pode ajudá-los a recarregar sua energia e tendem a tornar mais calmas após os passeios de bicicleta.

  1. Fortalece o bem-estar emocional

Andar de bicicleta aumenta sua autoconfiança, pois começam a se mover de forma independente. Eles se tornam conscientes de seu corpo e do ambiente e se sentem mais responsáveis. Ajuda-os a conhecer o mundo à sua volta e prepara-os para se acostumarem ao ambiente e um ótimo programa em família.

  1. Melhora as habilidades socializantes

Andar de bicicleta ajuda na socialização com crianças e pessoas na vizinhança. Ele aprimora suas habilidades de comunicação e dá a eles a oportunidade de fazer novos amigos, compartilhar seus pontos de vista, compartilhar segredos, discutir seus próprios pequenos problemas e se divertir juntos. A alegria de se divertir em grupo pode ser ainda mais enriquecedora do que andar sozinha.

Mais informações:

https://semrodinhas.com

Instagram: @semrodinhass 

Telefone (11)  9 5297-6687

*Ricardo Gomes é empresário e professor há 15 anos e já ensinou mais de centenas de crianças a andarem de bicicleta sem rodinhas e utiliza disciplina positiva incorporada ao seu método de ensino.




DicasDiversosDiversãoCasalFamíliaMãe / PaiHome3 a 8 anos9 a 12 anosAdolescenteCriançaSaúde