Papo de Mãe
» OPINIÃO

Adolescentes na pandemia: novos desafios

A colunista do Papo de Mãe Stella Azulay fala sobre o impacto deste ano de pandemia nos adolescentes e como lidar com as decisões que são comuns nesta fase

Redação Papo de Mãe Publicado em 30/05/2021, às 13h04

Stella Azulay é colunista do Papo de Mãe
Stella Azulay é colunista do Papo de Mãe

Adolescer não é fácil. A adolescência é uma fase de muitas decisões e novidades na vida de alguém. Na pandemia, com o isolamento social, os desafios estão ainda maiores. Aos pais e mães cabe promover muito diálogo para ajudar filhos e filhas em algumas escolhas, tais como vestibular e rumo profissional.

"Durante a pandemia, os adolescentes tiveram perdas graves em relação ao convívio social", afirma Stella Azulay, colunista do Papo de Mãe. Hoje as angústias e os conflitos aumentaram e os pais devem estar preparados para passar por esse momento com os filhos. 

Questões de autoimagem pioraram com as redes sociais e, mais do que nunca, a vida está no virtual e a imagem está em evidência. "Participar de reuniões do Zoom ou conversar com os amigos pelo WhatsApp traz uma lente de aumento para a nossa imagem", diz. 

Para Stella, a autoestima e a autoconfiança são fundamentais para o futuro e as questões de saúde mental. Ela acredita que não é apenas a escolha de carreira que causa pressão nos adolescentes: pequenas escolhas do dia a dia também são importantes.

Veja também:

Para Stella Azulay, é importante que não haja pressão, nem pressa, nessas escolhas. Ela é diretora da Escola de Pais XD e também da Escola de Adolescentes XD e dá algumas dicas para este momento:

  • autoconhecimento: descobrir qual o perfil do adolescente pode ajudar na escolha
  • definir objetivos e sonhos
  • identificar pontos fracos e fortes

Assista ao vídeo completo com as dicas da Stella Azulay, especialista em desenvolvimento humano

@stellaazulay

@escoladepaisxd

Stella AzulayAdolescente