Papo de Mãe
Papo de Mãe
» INCLUSÃO

Abril azul: o mês dedicado à conscientização do Autismo

O mês de abril foi escolhido pela ONU para dar visibilidade, levar informação sobre o Transtorno do Espectro Autista e ajudar as pessoas a compreender essa condição neurológica. E este é o tema do Programa Inclua Mundo desta semana no Canal Papo de Mãe.

Inclua Mundo Publicado em 22/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 20h11

None
(Foto: Reprodução Papo de Mãe)
O Programa Inclua Mundo vai ao ar no Canal Papo de Mãe no Youtube

Neste mês de abril, cartões postais e monumentos de diversos países são iluminados de azul para chamar a atenção da população à causa do Autismo. Desde 2008, quando o dia 2 de abril foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a campanha ‘abril azul’ acontece mundialmente.

No Brasil, a Revista Espaço Aberto, publicada pela Universidade de São Paulo (USP), calculou uma estimativa de que o país, com mais de 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. Segundo a publicação, são mais de 300 mil ocorrências só no Estado de São Paulo.

Mesmo diante da expressiva quantidade, esses milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para chegar ao diagnóstico e, posteriormente, para encontrar o tratamento adequado. Nesta edição do Inclua Mundo, é possível conhecer o curta metragem ‘Flutuar’, que tem sua trama baseada no relacionamento do diretor e roteirista do filme, Bobby Rubro, com o filho, Alex, que é autista.

Para trazer um panorama real sobre o espectro, a psicóloga e neurocientista – Especialista em Desenvolvimento, Mayra Gaiato, fala no Programa Inclua Mundo desta semana sobre o número de casos que vem aumentando exponencialmente. Ela também ressalta a importância da discussão do tema, pois pode servir de alerta para muitas famílias. Mayra contextualiza ainda a escolha da cor e traz dados que mostram o maior número de casos em meninos.

Assista ao Inclua Mundo e se inscreva no Canal Papo de Mãe

Por meio das histórias do Marcos Petry, do Fernando Giovanell, da Maíra Cavalcante e da Carolina Nobre dá para conhecer o dia a dia, os sentimentos e as experiências de quem carrega consigo a sensação de não “se encaixar”. Cada um deles transformou o diagnóstico em motivação para falar sobre a realidade da pessoa neurodiversa, quebrando preconceitos e fazendo chegar informação a quem não tem.

No Programa Inclua Mundo você também fica conhecendo as histórias de pessoas com o espectro autista contadas por elas. Faça parte da campanha ‘abril azul’ para ajudar a levar informação de qualidade a mais pessoas!

*Inclua Mundo é um programa conduzido por Thaissa Alvarenga, da ONG Nosso Olhar, para o Papo de Mãe

Assista também entrevista com Raquel Del Monde e Clarissa Meyer sobre autismo

Abril: Mês de Conscientização do Autismo

Leia também

Autismo: os avanços da medicina para o diagnóstico precoce e o tratamento




HomeInclua MundoInclusãoCriançaPrimeira InfânciaVídeos