Papo de Mãe
» INCLUSÃO

Abril azul: o mês dedicado à conscientização do Autismo

O mês de abril foi escolhido pela ONU para dar visibilidade, levar informação sobre o Transtorno do Espectro Autista e ajudar as pessoas a compreender essa condição neurológica. E este é o tema do Programa Inclua Mundo desta semana no Canal Papo de Mãe

Inclua Mundo Publicado em 22/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 20h11

(Foto: Reprodução Papo de Mãe)
(Foto: Reprodução Papo de Mãe)

O Programa Inclua Mundo vai ao ar no Canal Papo de Mãe no Youtube

Neste mês de abril, cartões postais e monumentos de diversos países são iluminados de azul para chamar a atenção da população à causa do Autismo. Desde 2008, quando o dia 2 de abril foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a campanha ‘abril azul’ acontece mundialmente.

No Brasil, a Revista Espaço Aberto, publicada pela Universidade de São Paulo (USP), calculou uma estimativa de que o país, com mais de 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. Segundo a publicação, são mais de 300 mil ocorrências só no Estado de São Paulo.

Veja também:

Mesmo diante da expressiva quantidade, esses milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para chegar ao diagnóstico e, posteriormente, para encontrar o tratamento adequado. Nesta edição do Inclua Mundo, é possível conhecer o curta metragem ‘Flutuar’, que tem sua trama baseada no relacionamento do diretor e roteirista do filme, Bobby Rubro, com o filho, Alex, que é autista.

Para trazer um panorama real sobre o espectro, a psicóloga e neurocientista – Especialista em Desenvolvimento, Mayra Gaiato, fala no Programa Inclua Mundo desta semana sobre o número de casos que vem aumentando exponencialmente. Ela também ressalta a importância da discussão do tema, pois pode servir de alerta para muitas famílias. Mayra contextualiza ainda a escolha da cor e traz dados que mostram o maior número de casos em meninos.

Assista ao Inclua Mundo e se inscreva no Canal Papo de Mãe

Por meio das histórias do Marcos Petry, do Fernando Giovanell, da Maíra Cavalcante e da Carolina Nobre dá para conhecer o dia a dia, os sentimentos e as experiências de quem carrega consigo a sensação de não “se encaixar”. Cada um deles transformou o diagnóstico em motivação para falar sobre a realidade da pessoa neurodiversa, quebrando preconceitos e fazendo chegar informação a quem não tem.

No Programa Inclua Mundo você também fica conhecendo as histórias de pessoas com o espectro autista contadas por elas. Faça parte da campanha ‘abril azul’ para ajudar a levar informação de qualidade a mais pessoas!

*Inclua Mundo é um programa conduzido por Thaissa Alvarenga, da ONG Nosso Olhar, para o Papo de Mãe

Inclua MundoInclusãoCriançaVídeos