Papo de Mãe

A Simplicidade e a Verdade – por Maeve Vida*

pmadmin Publicado em 29/02/2012, às 00h00 - Atualizado em 19/09/2014, às 19h36

Imagem A Simplicidade e a Verdade – por Maeve Vida*
29 de fevereiro de 2012


Simplifique sua vida e seja um rei
Paramahansa Yogananda


Maeve Vida
No complexo mundo contemporâneo, falar em simplicidade parece até um paradoxo, como se isso incluísse uma rejeição aos modernos recursos que a tecnologia nos oferece, e que podem realmente nos ajudar a realizar muitas coisas boas.

Quando se trata de educação infantil, no entanto, sentimos que nada pode substituir o contato com a criança. Compreender o seu ritmo é compreender nosso próprio ritmo. É aprender a usar a tecnologia para usufruir sua agilidade e termos mais tempo para nós, para nossas crianças. Caso contrário, de que nos serve essa modernidade?

Não podemos ser escravos dela, nem permitir que nossas crianças o sejam. A tecnologia é uma ferramenta e não o conhecimento em si. E o maior ensinamento que podemos oferecer às crianças é o conhecimento de si mesmas. Por meio do brincar, da observação da Natureza, das pequenas práticas espirituais que as irão preenchendo de alegria, elas vão relembrar sua verdadeira natureza divina. E isso será o alicerce para enfrentar todos os desafios na vida adulta.

Grandes mestres, como Francisco de Assis, nos inspiram a perceber que podemos agir de forma mais simples: olhar nos olhos da criança, sentir seus anseios, procurar transmitir confiança, paz e amor. Mas, para ter qualidade no sentir a criança, devemos nos despojar das falsas e ilusórias malas que carregamos, recheadas de desejos de adquirir coisas que nem precisamos. E seguir com uma leve e sutil mala, que carrega apenas o essencial: nossas virtudes e nosso potencial infinito para todas as divinas qualidades.

A infância é o tempo da construção do caráter. É nesse período – enquanto se constrói o conhecimento das línguas, da matemática, da geografia – que vai sendo adquirido também o aprendizado da perseverança, da paciência, da criatividade, da flexibilidade, da amizade e do amor.

Isso tudo não pode ser realizado por um adulto distraído ou por um computador, que não irão perceber que uma criança está mais agitada em um determinado dia ou que não quis brincar no recreio. Só uma alma sensível pode ler o que a criança precisa, que tipos de amizades está buscando, e como pode melhorar até mesmo no seu rendimento escolar se tiver afeto, carinho e proteção de adultos ao seu lado.

Praticamente todo o banco de dados que adquirimos na escola se esvai ao longo dos anos da maturidade… O que fica? O olhar da professora, o carinho dos pais, as brincadeiras com irmãos e amigos… o essencial. Então, o que é essencial no aprendizado infantil? O que é essencial em nossas vidas?

É o amor com que a criança recebe esse conhecimento. Pois é isso que ela irá gravar e assimilar, e irá retransmitir às outras gerações que virão. E para nós, adultos, é essencial essa troca de inocência e pureza, para nos fazer relembrar de nossos sonhos. Para não perdê-los de vista, mantendo sempre um olhar otimista para com a vida.

Francisco de Assis foi um dos maiores mestres da Arte da Simplicidade. Depois de uma vida abastada, que percebeu ser sem sentido, redescobriu em toda Natureza, na diversidade dos seres vivos, no olhar de cada ser humano que encontrava, uma mesma essência de amor que permeia toda existência. Sentiu a presença de uma energia criadora que dá unidade e contorno a tudo o que existe.

E foi a partir dessa simples descoberta que pôde realizar milagres, transformar pessoas, conversar com animais, com o Irmão Vento, Irmão Sol, Irmã Lua, e até com a Irmã Morte, na hora de sua partida.

Com certeza, o caminho não foi fácil. Sri Gyanamata, uma santa contemporânea, dizia: “Não existe espiritualidade sem heroísmo”. 

Por trás de cada grande mestre da espiritualidade, encontramos um verdadeiro herói que venceu a si mesmo. Quando nos conectamos a eles, podemos redescobrir esse herói em nós mesmos e, assim, apontar para nossas crianças esse caminho seguro. O caminho dos heróis que nunca os desapontarão, porque, apesar de terem sido feitos de carne e osso como nós mesmos, aprenderam a forjar seu caráter com o aço das virtudes e da sabedoria universal. Este é o caminho dos Heróis da Verdade.

*Maeve Vida é mãe de três filhos, Coordenadora do Programa Omnisciência de Educação para Paz, e co-autora dos livros infantis: Gandhi, o Herói da Paz e Francisco, o Herói da Simplicidade, ambos livros integrantes da Coleção Heróis da Verdade. Autora do livro a ser lançado em abril: Papai e Mamãe viraram amigos. Participou como convidada no Programa Papo de Mãe sobre Mães Alternativas exibido em 26.02.2012. Site: www.omnisciencia.com.br

***DICAS DE LEITURA


Clique AQUI para acessar a íntegra do programa sobre Mães Alternativas.




Diversos