Papo de Mãe
Papo de Mãe

Como ter um bom diálogo em família

Mariana Kotscho Publicado em 17/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h08

None
17 de fevereiro de 2021


A especialista em desenvolvimento humano Stella Azulay dá aqui várias orientações sobre como aprender a ouvir e a falar com nossos filhos de acordo com a idade deles. E tem boas dicas até para não se estressar na hora de mandar os filhos irem tomar banho!

Por Papo de Mãe*

Os chamados “diálogos maduros” com nossos filhos e filhas pode começar desde cedo e fazem toda a diferença na hora de educar. A especialista em comportamento humano Stella Azulay explica que desde cedo já é possível ter esta conversa com as crianças.

“De 0 a 8 anos acontece o chamado “período crítico”, quando as crianças estão com os neurônios em desenvolvimento e a educação neste período vai impactar na formação de caráter do adulto que ela vai ser”, explica Stella. É importante falar com a criança com firmeza, mas sem gritos ou agressividade. Isso faz toda a diferença.

“Conversas maduras precisam acompanhar a educação dos filhos durante a vida toda e agora na pandemia, mais ainda. É preciso ter regras e cumprir com as regras.”

Na adolescência ajuda muito também quando os pais e mães dividem suas histórias pessoais, para gerar uma identificação e aproximação com os filhos. E Stella Azulay também sugere que pais expressem seus sentimentos, se coloquem como seres humanos.

Stella Azulay oferece cursos na Escola de Pais XD (veja promoção abaixo) para promover um diálogo melhor com crianças e adolescentes em casa e também na escola.

É preciso aprender a impor respeito sem autoritarismo, falar e saber ouvir – seja com filhos, com alunos. A comunicação varia de acordo com o perfil de cada um também.

Tá difícil na hora do banho na sua casa? Este parece ser um problema universal: uma “briga” para mandar filhos e filhas pro banho. Stella brinca que o grito não pode ser histérico, que não funciona. Mais uma vez: firmeza e controle, sem colocar a raiva na fala. Chega hora que é o limite: “Agora vai pro banho e pronto”. Desde que tome o banho, dá para ser flexível.

Ser pai e mãe é aprender sempre.

Assista aqui entrevista completa com Stella Azulay e inscreva-se no Canal Papo de Mãe no Youtube:

Promoção especial para o público do Papo de Mãe

Clique aqui para se inscrever na palestra gratuita da Escola de Pais XD do dia 24 de fevereiro, como tema “Disciplina Positiva: como lidar com os comportamentos desafiadores dos filhos”.

Clique aqui para se inscrever em outros cursos da Escola de Pais XD, com descontos exclusivos e especiais para o público do Papo de Mãe. Utilize o cupom PAPODEMAE50

Clique aqui para saber mais sobre os cursos da Escola de Pais XD.

“O objetivo da Escola de Pais XD é estabelecer, por meio de treinamento, uma rotina familiar saudável, definir os papéis dentro do relacionamento pais e filhos, bem como construir uma comunicação efetiva e coerente. Para isso, a Escola terá à disposição profissionais de diversas especialidades que abordarão em seus treinamentos os principais desafios dos pais”. Stella Azulay, fundadora da Escola de Pais XD.

@stellaazulay

@escoladepaisxd

Sobre Stella Azulay

☑Jornalista e Educadora Parental com especialização em Análise de Perfil e Neurociência Comportamental
☑CEO da Escola de Pais XD
☑Mentora de pais, adolescentes, educadores e mulheres (carreira)
☑Colunista no Papo de Mãe

Veja também:

A privacidade de filhos e filhas

A relação das famílias com as escolas

Divórcios aumentaram na pandemia: como lidar?




ColunistasStella AzulayEntrevistasFamíliaHomeAdolescenteCriançaPrimeira InfânciaVídeos