Papo de Mãe

A importância da Arte

pmadmin Publicado em 30/11/2010, às 00h00 - Atualizado em 08/01/2015, às 13h04

Imagem A importância da Arte
30 de novembro de 2010


Olá! A importância das ARTES na educação de nossos filhos foi o tema do programa deste último domingo, que contou com a presença de convidados muito especiais. Entre os assuntos abordados, falamos sobre a importância da música com a pedagoga Amália de Vicenzo, diretora artística do Conservatório Musical Villa-Lobos (SP), que também dá aulas para crianças a partir dos 4 meses de idade. Na opinião dela, colocar a criança desde cedo em contato com este tipo de estímulo é muito positivo. Sem contar que, muitas vezes, são os próprios filhos que, ao entrarem em contato com a música, fazem com que seus pais tomem gosto por esta arte.No mundo das artes, a criatividade é quem manda: desenho, pintura, teatro, dança, canto, literatura… vale tudo! E foi justamente  para mostrar um pouquinho de um lugar onde a imaginação não tem limites  que nossa repórter, Rosângela Santos, foi até a Bienal das Artes em São Paulo.
Durante o programa, batemos um papo super interessante com a gerente geral do Instituto Arte na Escola, Denise Grisnpum, que explicou a importância de incentivar o ensino da arte por meio da formação de professores, qualificando os processos de aprendizagem, e utilizando-se, inclusive, de ferramentas tecnológicas como a internet. A psicóloga especialista em Arteterapia Vera Maria Rossetti Ferretti do Instituto Sedes Sapientiae também esteve presente para mostrar como funciona o seu trabalho, no qual o indivíduo percebe como é possível transformar sentimentos internos em obras de arte.
Segundo uma pesquisa americana feita com 250 crianças de 3 a 5 anos, o contato com as artes é importante no aprendizado porque ajuda a desenvolver o pensamento crítico, a respeitar diferentes opiniões e, portanto, a diversidade.
No Brasil, uma das principais referências para o ensino da arte nas escolas é a professora aposentada da USP Ana Mae Barbosa. Em 1987, ela criou a proposta triangular, que inovou ao colocar obras de arte como referência para os alunos. Segundo ela, o professor deve usar o seguinte tripé em classe: o fazer artístico, a história da arte e a leitura de obras. O ensino da arte é obrigatório nas escola e a partir de 2011, o ensino da música também  será.
É importante lembrar que conviver com a arte pode ser muito mais fácil e barato do que se imagina. Em casa, por exemplo, podemos mostrar às crianças as formas dos objetos, a beleza de uma fotografia, a mistura de cores, a diferença de estilos musicais e de dança… Os pais podem começar também oferecendo o básico como tinta, lápis e papel para que os pequenos se sintam livres para criar.
Da mesma forma, deve-se aproveitar eventos gratuitos como exposições, museus, peças de teatro e shows para que a garotada tenha contato com este universo desde cedo. Infelizmente, o que realmente falta é o hábito de frequentar estes locais. Só para se ter uma ideia, segundo dados do IBGE, 92% dos brasileiros nunca foram a um museu. E 93,4% jamais frequentaram uma exposição de arte.Mas o Papo de Mãe não terminou por aí porque a nossa repórter Mariana Verdelho ainda foi conhecer uma família de circo. Isto mesmo, uma família que trabalha junto no picadeiro por amor à arte circense. Por fim, o grupo Cybernétikos Soul Street’s, deu um show de dança, sob o comando do professor e coreógrafo Everson Magnavita. Bem, pessoal, por hoje é isto. Mas continuem com a gente porque no decorrer da semana tem muito mais aqui no blog!  Assista ao Programa sobre ARTES!!!




Diversos