Papo de Mãe
» MERCADO DE TRABALHO

8 razões para contratar uma mãe

Consultoria mostra que a maternidade transforma as mulheres em profissionais ainda mais habilidosas para contratar

Redação Papo de Mãe Publicado em 23/05/2022, às 06h00

Marcella Moura com seus filhos Lucas e Laura - Foto: arquivo pessoal Marcella Moura
Marcella Moura com seus filhos Lucas e Laura - Foto: arquivo pessoal Marcella Moura

Na esteira de uma pandemia que tirou do mercado de trabalho milhares de mulheres e levou muitas a um ponto de ruptura, os desafios de ser mãe que trabalha nunca foram tão evidentes. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a taxa de desemprego feminina atingiu 16,45% em 2021, superior à dos homens. Mais de 7,5 milhões de mulheres permanecem fora do mercado no Brasil. Por isso, hoje, há uma grande discussão sobre como apoiar e ajudar as mães a voltarem ao trabalho.

Elas já provaram seu valor. Repetidamente. E como a maioria das organizações se beneficia do investimento em funcionários de alto desempenho que agregam valor significativo às suas equipes, levar uma mãe para o time é ter a certeza de alcançar esse objetivo. 

Sugestão: assista ao Papo de Mãe sobre carreira e maternidade

“Os benefícios de contratar, reter e investir em mães são enormes. As habilidades que são exigidas de mulheres com filhos se adequam ao que o mercado de trabalho procura”, afirma Marcella Moura, psicóloga, mãe da Laura, de 10 meses, e do Lucas, de 5 anos, e sócia da Acerta, consultoria de RH especializada em gestão de pessoas. 

Veja também

Aqui estão 8 razões para contratar uma mãe

1. Mães são multitarefas

As mães são mestres da multitarefa. Fazem malabarismos na agenda, têm um jogo de cintura invejável e são implacáveis quanto à eficiência e definição de prioridades.

2. Mães sabem gerenciar o tempo

No momento em que você se torna mãe, você passa a apreciar o tempo. E a maternidade te ensina a saber priorizar, uma habilidade aprendida nos primeiros dias como mãe e que é levada para todos os aspectos da vida, especialmente para a carreira.   

3. Mães são eficientes

Mães têm pouco tempo e sabem disso. Por isso, o utilizam de maneira mais eficiente. Se concentram no que é preciso fazer. Elas estruturam o dia como ninguém e se entregam completamente àquelas tarefas. Quando estão no mode trabalho, vão fazer de tudo para serem as melhores profissionais, quando estão no mode mãe vão dar total atenção aos filhos. 

4. Mães se tornam ótimas negociadoras

Já tentou negociar com uma criança de 2 anos? Pois é... Se elas não sabiam como fazer antes, aprendem com a experiência de ter um filho. E esses skills são críticos nos estágios iniciais, por exemplo, de um negócio. 

5. Mães são guerreiras

 Elas chegam com a paixão à flor da pele, armadas com garra. O sacrifício é grande para estar ali e por isso se dedicam de corpo e alma ao que querem para suas carreiras. Sabe aquele brilho no olhar que todo empregador procura? Elas têm de sobra.  

6. Mães são líderes

Mães precisam se comunicar, ouvir, resolver conflitos e agir sob pressão. Por isso, são melhores líderes no trabalho de uma forma geral. 

7. Mães trazem equilíbrio para o negócio

Mães estão sempre rodeadas por estresses diários e mesmo assim conseguem manter o equilíbrio. Elas estão sempre preparadas para a crise, são naturalmente empáticas e sabem como antecipar as necessidades do outro. Isso para o negócio é determinante. 

8. Mães são criativas

As mães têm uma visão única dos problemas que precisam ser resolvidos. As melhores empresas são construídas em torno da criação de uma solução para um problema, e as mães têm uma experiência única em identificar e criar ideias em torno desses pontos problemáticos. 

“Super mulheres estão nos filmes. Nós somos heroínas por fazermos tudo que fazemos, dentro do que nós mesmos decidimos ser o suficiente. Por isso, respeitamos nosso tempo e organizamos nossa rotina, sem medo de pedir ajuda.  Tem muita gente que nos admira como mãe e como profissional. E é exatamente por sermos quem somos e por quem nos tornamos: mães cuidadosas e profissionais dedicadas” (Marcella Moura) 

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

Direitos da mulherDiversosFamília