Papo de Mãe

8 dicas para uma quarentena saudável com as crianças

É importante que as crianças tenham uma rotina bem definida e entendam que há um horário para cada atividade, como acordar, se alimentar, brincar e também para os trabalhos da escola e ajuda nas tarefas domésticas.

Roberta Manreza Publicado em 02/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h34

Imagem 8 dicas para uma quarentena saudável com as crianças
2 de abril de 2020


Por UniMetrocamp | Woden*,

Pedagoga ressalta a importância de incluir momentos de lazer longe dos eletrônicos e de participação nas tarefas domésticas

Com a quarentena, a rotina doméstica e profissional precisou ser adaptada completamente. O home office foi uma das principais alternativas adotadas pelas empresas, visando a proteção dos profissionais e a continuidade das atividades corporativas. Enquanto os pais trabalham em casa, as crianças cheias de energia demandam atenção, trazendo a necessidade de criar uma nova rotina com atividades e segurança emocional aos filhos.

Segundo a pedagoga do UniMetrocamp | Wyden, Silvia Salomão, é importante que as crianças tenham uma rotina bem definida e entendam que há um horário para cada atividade, como acordar, se alimentar, brincar e também para os trabalhos da escola e ajuda nas tarefas domésticas. Para facilitar a organização do dia a dia com as crianças, ela separou oito dicas que podem ser adotadas durante a quarentena.

Deixe a rotina visível

Escreva em cartaz, lousa ou papel sulfite a rotina da criança. Aproveite esse momento para explicar como serão os dias e defina atividades como hora de acordar, café da manhã, brincadeiras, tarefa escolar, almoço, descanso. A atenção ao horário deve ser dos adultos ou das crianças que já tenham aprendido ver as horas.

Planeje brincadeiras

Escolha algumas brincadeiras junto com a criança, procure atividades diferentes como jogos de montar, tabuleiro, confecção de massinhas, brinquedos com recicláveis, recorte e colagem. Também é importante selecionar os espaços da casa onde as brincadeiras poderão ser feitas – eles devem ser fixos para facilitar a autonomia da criança e evitar que a casa fique desorganizada.

Deixe claro sobre o horário de trabalho

É necessário combinar com a criança que enquanto os pais estiverem trabalhando elas deverão fazer atividades mais introspectivas, como pintar, desenhar, recortar e colar ou ver um filme, pois os pais não poderão atendê-la a todo momento. Combine quais são as situações em que os pequenos podem chamá-los durante o período de trabalho e faça pequenas pausas para checar como a criança está.

Faça atividades junto com as crianças

Estabeleça um período de maior interação com a criança. Contar histórias, assistir um filme, aproveitar jogos e diálogos podem ser ótimas opções. Esse momento deve ocorrer todos os dias e deve ser planejado dentro da rotina.

Defina tarefas domésticas

As crianças devem ajudar nas tarefas domésticas e ter um momento planejado para essas atividades, que podem ser desde guardar os brinquedos, manter os ambientes da casa onde acontecem as brincadeiras organizados, guardar roupas e sapatos até dar comida aos animais de estimação.

Controle as atividades no celular

O tempo de utilização de celulares, tablets e computadores deve continuar a ser controlado pelos responsáveis, evitando que a criança fique muito tempo brincando com eles.

Fique atento ao comportamento das crianças

Estamos vivendo um momento delicado, tanto em âmbito individual quanto coletivo. Fique atento ao comportamento infantil e suas dúvidas referentes ao momento em que estamos vivendo. Evite deixar a televisão ligada durante o dia todo, pois ela traz um excesso de informação que pode gerar medo, insegurança e angústia nas crianças.

Faça chamada de vídeo com os amigos

Programe ligações por vídeo com os amigos da escola, do bairro e com familiares, assim a criança consegue manter uma conexão afetiva com eles e compartilhar momentos da sua rotina.

*Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden

Integrante do grupo Adtalem Educacional do Brasil, o Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio de um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 18 laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio para os EUA e palestras com professores estrangeiros. Com 14 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, bem como atingir seus objetivos educacionais e de carreira.

Cursos e estrutura

O Centro Universitário UniMetrocamp  | Wyden possui 40 cursos de graduação nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharia, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Tecnologia e Educação. Com mais de 14 mil m² de infraestrutura de padrão internacional, a faculdade possui 18 laboratórios com equipamentos de última geração, 110 salas de aula modernas e equipadas com ar condicionado e 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas.



ColunistasHome