Papo de Mãe
» SEGURANÇA INFANTIL

8 dicas importantes para a hora de dormir do bebê

A ONG Criança Segura promove a prevenção de acidentes como a melhor forma de preservarmos a saúde e a vida das nossas crianças. Confira aqui dicas importantes para a hora de dormir

ONG Criança Segura* Publicado em 11/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h36

Imagem 8 dicas importantes para a hora de dormir do bebê

Pais e mães de bebês vão concordar que a hora de dormir causa preocupações, principalmente nos primeiros dias. E a apreensão faz total sentido em razão do risco de sufocação, um tipo de acidente que infelizmente pode acontecer em crianças menores de um ano de idade. Quem nunca se pegou indo checar se o bebê está respirando?

Tomando alguns cuidados é possível ter uma noite de sono mais tranquila e manter seu filho dormindo são e salvo.

Veja também:

Veja as orientações que devem ser consideradas na hora de colocar o bebê para dormir:

1)  A melhor posição para o bebê dormir é de barriga para cima, pois o risco de engasgar é menor e ele respira melhor.

2)  Nos primeiros meses de vida é recomendado que os bebês durmam no mesmo quarto que os pais, mas não na mesma cama. Utilize o berço ou cestos apropriados para essa função.

3)  Bebês devem dormir em colchão firme, cobertos até a altura do peito com com lençol ou manta presos embaixo do colchão e os bracinhos fora. O colchão deve estar fixo ao berço e sem qualquer embalagem plástica.

4)  Remova do berço todos os brinquedos, travesseiro, cobertor solto, protetor de berço e qualquer outro objeto macio na hora de dormir. Isso ajuda a reduzir o risco de asfixia. Também retire correntinhas ou cordões do pescoço do bebê.

5)  Em dias frios, procure agasalhar mais o bebê em vez de usar mais cobertas. Vestir o bebê com uma camada a mais de roupa do que o adulto está usando no dia é suficiente.

6)  A cabeça do recém-nascido deve ficar descoberta durante o sono e os pés, de preferência, encostados na borda inferior do berço, de maneira que o bebê não consiga escorregar para baixo das cobertas (que estarão presas ao colchão).

7)  Tenha certeza de que não há no berço nenhum objeto que possa ser colocado na boca e engolido pelo bebê, como botões e até fraldinhas de boca, que podem impedir a respiração.

8)  Evite colocar o bebê para dormir em sofás, poltronas ou outras superfícies macias que podem causar sufocação ou quedas.

Para mais dicas e orientações sobre prevenção de acidentes com os pequenos, baixe o nosso e-book Cuidados com o bebê – no site.

* Criança Segura é uma organização não governamental, sem fins lucrativos que tem como missão a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos. Fundada em 2001, é membro oficial da Safe Kids Worldwide – primeira e única rede global de prevenção de acidentes na infância, que está presente em mais de 30 países, nos cinco continentes.

Assista ao programa do Papo de Mãe sobre distúrbios do sono infantil:

Criança SeguraBebêPrevenção de acidentesSegurança Infantil