Papo de Mãe
» NA FACE

6 coisas que você precisa saber sobre melasma

Melasma: manchas amarronzadas que surgem na pele e incomodam bastante. O problema tem controle.

Dr. Cristiano Kakihara* Publicado em 21/08/2021, às 07h00

Melasma: o mais importante é aplicar o protetor solar
Melasma: o mais importante é aplicar o protetor solar

De modo geral, problemas de pele afetam a qualidade de vida das pessoas. E o melasma é uma das principais queixas, pois provoca manchas escuras no rosto, sobretudo em regiões como testa, bochechas, queixo e nariz. Apesar de menos comum, as manchas também podem aparecer em outras áreas expostas ao sol, como colo e braços. 

Detalhes sobre o melasma

1. O que é o melasma e porquê ele aparece?

Trata-se de uma disfunção na pigmentação da pele devido à produção excessiva de melanina, pigmento este que promove a cor.  E dá para dividi-la em três categorias: epidérmica, quando acomete somente a camada mais superficial da pele; dérmica, com ocorrência das manchas na derme superficial e profunda; e, por fim, a forma mista, caracterizada por surgimento das marcas na epiderme e derme. Determinar o tipo é essencial para o tratamento. As mulheres entre 25 e 40 anos são as mais afetadas. Nos homens a incidência é de apenas 10% dos casos. Pessoas de pele morena e negra, além de asiáticos e latinos, têm maior predisposição a desenvolver melasma.

2. Como é feito o diagnóstico?

No primeiro sinal ao aparecimento de manchas na pele, procure um dermatologista. Somente este profissional poderá dar todas as possíveis orientações. É necessário observar também se o paciente relata coceira ou ferida na região. No caso do melasma, isso geralmente não acontece. 

3.  Toda grávida vai ter melasma?

Não, já que a gravidez não é a única causa responsável pelo surgimento das manchas. Na verdade, múltiplos gatilhos são decisivos para o surgimento do quadro. Ocorre que, durante a gestação, os hormônios produzidos pela placenta estimulam a hiperpigmentação da pele. Por isso, aproximadamente 70% das mulheres com predisposição para o melasma identificam as primeiras manchas durante essa fase da vida. Se associarmos um quadro de predisposição a uma exposição excessiva aos raios solares, a probabilidade de surgimento das manchas aumenta. As luzes artificiais de ambientes fechados e de dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets, também contribuem para o aparecimento das manchas. Por isto, usar protetor precisa ser um hábito diário. 

4. Quais os tratamentos disponíveis hoje em dia?

Hoje, o mais comum é associar terapias. O uso de medicações tópicas (“cremes”) e orais, combinado com aplicação de tecnologias, oferece resultados consistentes e muito bons. O LASER de picossegundos é uma destas mais eficazes armas terapêuticas.

Veja também: 

5. O estresse contribui para o aparecimento das manchas?

Sabe aquele ditado "estou com os nervos à flor da pele"? Ele parece abrir as portas para o surgimento do melasma. Isto ocorre porque "a tensão proporciona um estresse oxidativo no organismo e pode agravar o quadro de modo geral. Portanto, levar uma vida sem qualidade acaba por favorecer o aparecimento das manchas.

6. Melasma tem cura?

Embora os tratamentos sejam eficazes no manejo das manchas, infelizmente, não dá para falar em resolução definitiva do quadro. Mas é possível controlar o melasma. É totalmente possível levar uma vida normal. No inverno, a incidência dos raios é menor, mas ainda assim estamos expostos à radiação. E não só do sol, como também das luzes artificiais. Então, já sabe: nessa época mais fria, nada de esquecer do protetor solar.

O mais importante é aplicar o protetor solar, com especial atenção em áreas como rosto, pescoço, colo e mãos, que são as menos protegidas pelas roupas, e reaplicar o produto a cada 2 horas; desta forma, é possível estar com a pele mais protegida para evitar o problema.

Dr. Cristiano Kakihara é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia; cursou pós-graduação no Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; é médico dermatologista e responsável técnico da Clínica Kakihara, em São Paulo (SP).

Assista ao Papo de Mãe sobre o corpo após o parto. 

DicasGravidez