Papo de Mãe

28 de julho – Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

Roberta Manreza Publicado em 28/07/2015, às 00h00 - Atualizado às 08h11

Imagem 28 de julho – Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais
28 de julho de 2015


Portal da Saúde

Muitos brasileiros têm Hepatites e não sabem. Essa doença, silenciosa, ataca o fígado e pode até levar à morte.

As Hepatites virais são doenças que causam inflamação no fígado e nem sempre apresentam sintomas. Existem vários tipos de Hepatites, classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E. A doença pode evoluir e causar cirrose, câncer e até levar à morte.

Hepatite B

Se você se ama, é claro que também se cuida. E para se proteger contra a hepatite B, é preciso tomar as 3 doses da vacina. Além disso, é fundamental usar camisinha e não compartilhar objetos que possam ter contato com o sangue, como seringas, lâminas, agulhas de tatuagem ou alicates de unha. A hepatite é uma silenciosa e pode evoluir para câncer, cirrose e até levar à morte. Portanto, procure uma unidade de saúde proteja-se!

COMO SE TRANSMITE A HEPATITE B?

A Hepatite B é uma doença transmitida por contato sexual, por meio de relações desprotegidas, ou com sangue contaminado.

COMO SE PREVINE A HEPATITE B?

Use preservativo e tome as 3 doses da vacina. Não compartilhe objetos como alicates de cutícula, lâminas de barbear, escova de dente, etc. Exija material de tatuagem descartável.

COMO SABER SE TENHO HEPATITE B?

Faça o teste para Hepatite B. O procedimento é rápido, seguro e está disponível para todas as pessoas nas unidades de saúde.

HÁ TRATAMENTO PARA HEPATITE B?

Sim. Há tratamento gratuito no SUS para todas as pessoas. Faça o teste de Hepatite B e vacine-se em uma unidade de saúde. Gestantes também podem se vacinar.

E SE FIZ SEXO SEM PROTEÇÃO?

Sexo desprotegido pode transmitir as Hepatites B e C. Procure uma unidade de saúde para orientações e realizar os testes de hepatites e outras doenças sexualmente transmissíveis.

E SE EU ESTIVER GESTANTE?

Faça o teste e tome as 3 doses da vacina. Existe tratamento para todas as pessoas e, também, prevenção contra a transmissão do vírus ao bebê.

Hepatite C

São Paulo fará censo para mapear número de pessoas com hepatite C

Novos medicamentos para hepatite C chegam ao SUS este ano

Quem fez alguma cirurgia, transfusão de sangue, transplante ou uso de seringas não descartáveis antes de 1993 pode ter contraído hepatite C. A doença é silenciosa e pode ficar anos sem manifestar sintomas, podendo evoluir para câncer, cirrose e até levar à morte. Por isso, é importante fazer o teste de detecção em uma unidade de saúde. Além de rápido, seguro, sigiloso, ele é primeiro passo para cura.


O QUE SÃO HEPATITES VIRAIS?

São doenças silenciosas causadas por vírus que prejudicam o fígado. São classificadas por letras: A, B, C, D e E. Podem levar à cirrose e ao câncer.

COMO SABER SE TENHO HEPATITE C?

Até 1993, não havia teste para a detecção da Hepatite C. Por isso, recomenda-se o teste para pessoas a partir dos 40 anos. O procedimento pode ser feito nas unidades de saúde.

E SE FIZ SEXO SEM PROTEÇÃO?

Procure uma unidade de saúde para receber orientações e fazer o teste de Hepatite C e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

E SE EU ESTIVER COM HEPATITE C?

A doença é silenciosa. Por isso, é importante fazer o teste o quanto antes. Quando necessário, o médico indicará o tratamento, que pode ser feito pelo SUS.

COMO É O TRATAMENTO DA HEPATITE C?

Em 2015, novos medicamentos foram incorporados ao tratamento da Hepatite C crônica. A terapia tem duração de até 24 semanas e é altamente eficaz.

COMO SE PREVINE A HEPATITE C?

Use preservativo, não compartilhe seringas e agulhas, escovas de dentes e lâminas de barbear e depilar. Tenha seu próprio kit para manicure. O material de tatuagem deve ser descartável.




FamíliaHomeNotíciasJovemPré-natalSaúde