Papo de Mãe

21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down

Roberta Manreza Publicado em 20/03/2015, às 00h00 - Atualizado em 23/03/2015, às 11h03

Imagem 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down
20 de março de 2015


Por Adriana Franzin – EBC

Um exame de ecografia feito entre a 11ª e a 13ª semana de gestação, chamado de Translucência Nucal, pode detectar sinais de que o bebê tem Síndrome de Down. Muitas mães, no entanto, só descobrem que seus filhos têm essas características depois do parto. Geralmente, a notícia causa espanto, medo, dúvidas. Algumas passam por um período de tristeza denominado “fase de luto”. Aos poucos, aceitam a nova realidade e começam a busca por oferecer aos seus filhos o melhor que podem em termos de estímulos, desenvolvimento e qualidade de vida.

A equipe do Portal EBC reuniu depoimentos de sete mães que passaram por isso. No vídeo, Marinalva, Izabel, Marcilene, Cléo, Raimunda, Zenaide e Ana Lúcia contam como superaram momentos de incertezas e se entregaram à missão de oferecer a seus filhos as oportunidades de ter uma vida normal.

Confira:

Dia Internacional da Síndrome de Down

Segundo a Organização das Nações Unidas, o dia 21 de março é celebrado por 193 países ao redor do mundo com eventos para conscientizar a população e promover a inclusão dos portadores. A data faz alusão à trissomia do cromossomo 21, que é a alteração genética característica da síndrome.

 SAIBA MAIS:

ASSISTA: Papo de Mãe sobre Síndrome de Down




HomeNotíciasSaúde