Papo de Mãe

Cólica forte na adolescência? Atenção! Pode ser endometriose!

Roberta Manreza Publicado em 31/05/2016, às 00h00 - Atualizado às 10h37

Imagem Cólica forte na adolescência? Atenção! Pode ser endometriose!
31 de maio de 2016


Dor incapacitante, alterações no aumento da atividade intestinal durante o ciclo e incômodo na região pélvica podem ser indicativos de doença. Ginecologista alerta para que familiares e pacientes prestem atenção aos primeiros sinais

Hospital Samaritano

De acordo com dados da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), sete milhões de brasileiras sofrem com a endometriose, conhecida como ‘mal da mulher moderna’. “A cólica menstrual intensa é um dos primeiros sintomas da doença, mas não isolada. Outros fatores também devem ser considerados, como alteração no hábito intestinal e dor pélvica, destaca o ginecologista do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Nicolau D´Amico.

“Infelizmente muitos acham que a cólica na adolescência é normal, o que dificulta o diagnóstico. E nisso, o diagnóstico pode demorar em média dez anos para se descobrir a doença. Sentir dor ao menstruar não deve ser normal”, explica o especialista. E completa “O diagnóstico tardio compromete a qualidade de vida da mulher, além de poder causar sequelas orgânicas que podem ser irreparáveis”.

A Endometriose pode ser uma das principais causas de infertilidade, podendo chegar a quase metade dos casos que freqüentam clínicas de fertilização assistida

Fatores como alterações do sistema imunológico, genética, estilo de vida, sedentarismo e alimentação inadequada potencializam o risco a desenvolver a doença. Por isso o ginecologista orienta para que “a mulher opte sempre por manter uma alimentação saudável, reduzir fatores que motivem estresse, realizar atividades físicas, além de respeitar repouso adequado, como atitude preventiva”.

Papo de Mãe recomenda:




DiversosHomeNotíciasPré-natalTentando EngravidarSaúde