Papo de Mãe
» SAÚDE

Leite materno protege bebês da Covid-19?

A consultora em amamentação Virginia Ferreira fala sobre os estudos que buscam comprovar que leite materno protege bebês da Covid-19

Virginia Ferreira* Publicado em 20/04/2021, às 00h00

Informações sobre leite materno de Covid-19
Informações sobre leite materno de Covid-19

Evidências científicas relatadas no mundo todo já mostraram que o leite materno não atua como veículo de transmissão do novo coronavírus ao bebê quando há contaminação da mãe. Novas pesquisas buscam ainda comprovar a possibilidade de que este alimento natural forneça proteção contra a Covid-19 e também benefícios ao tratamento quando há o acometimento da criança.

Uma das pesquisas publicadas na revista iScience e amplamente divulgada pela IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar) aponta que o leite de mães lactantes pode conter anticorpos potentes para combater as infecções por SARS-CoV-2.

Veja também:

O grande desafio é a busca pela comprovação de que os anticorpos presentes no leite materno – já identificados como potenciais “vacinas” para outras doenças – podem ser úteis para proteger os bebês e servir como agente terapêutico para Covid-19.

Até o momento, os estudos não detectaram infecções por coronavírus ou similares no leite materno. Também já temos documentado o poder da amamentação como proteção natural para a criança e para a mãe, justamente por ser produzido de forma personalizada com tudo o que a criança precisa no momento.

Isso acontece porque o fortalecimento da imunidade do bebê – mesmo com relação às outras doenças – é feito durante todo o período de aleitamento materno, mesmo para crianças maiores.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno até os dois anos ou mais, sendo exclusivo até os primeiros seis meses de vida. Contudo, essa é apenas uma recomendação e não existe um limite de idade. A escolha é da mãe e do bebê e não devemos interferir nessa relação natural.

Busca por mais informações na pandemia

A pandemia da Covid-19 refletiu no aumento da procura por informações sobre amamentação devido à diminuição significativa da rede de apoio da mulher que, geralmente, é formada por sua mãe, sogra, tias e avós, entre outros parentes, que já passaram por essa fase. Diante de uma pandemia que acomete com maior intensidade pessoas mais maduras, essas mulheres acabam sendo do grupo de risco e precisam manter o distanciamento social.

Para auxiliar mães e familiares com mais informações sobre aleitamento, nós criamos um podcast gratuito durante a pandemia, que já reúne 38 episódios inéditos com histórias reais inspiradoras. O programa pode ser acessado no Spotify pelo link: https://bityli.com/OH6A9.

Quem é Virginia Ferreira?

Natural de Patrocínio (MG), Virginia Ferreira é graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP), e começou a trabalhar com gestantes e aleitamento materno há mais de 20 anos.

Em sua trajetória, foi professora da UNIVAÇO e da UNEC, onde idealizou e coordenou o Núcleo de Apoio Humanizado a Gestantes e Nutrizes (NAHGEN), um projeto social que atendeu gratuitamente centenas de gestantes, e foi premiado pelo Top Educacional Mário Palmério, em Brasília. Foi docente também da pós-graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Em 2007, formou-se como conselheira e multiplicadora do Aconselhamento em Aleitamento Materno pelo Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz, para se dedicar inteiramente ao cuidado e formação de gestantes, mães, e também de profissionais, como consultoras e laserterapeutas, mais informadas e empoderadas.

Atualmente, é gestora e administradora do Virginia Ferreira Saúde – onde atua na assistência em amamentação e formação profissional de consultores e laserterapeutas –; professora das pós-graduações em Fisioterapia na Saúde da Mulher e na Saúde Pélvica do IPL – Instituto Patrícia Lordêlo e em Fisioterapia em Obstetrícia da Aprimore; e multiplicadora e avaliadora da Iniciativa Unidade Básica de Saúde Amiga da Amamentação (IUBAAM).

Virginia Ferreira

*Virginia Ferreira é consultora em amamentação

Assista ao Papo de Mãe sobre amamentação


ColunistasBebêPandemiaSaúde