Papo de Mãe
» COLUNISTA

A autocuidado de quem cuida

Stella Azulay, da Escola de Pais XD, fala da importância de pais, mães e responsáveis se cuidarem para cuidar de crianças e adolescentes

Redação Papo de Mãe Publicado em 10/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 20h20

Stella Azulay fala sobre a importância do autocuidado
Stella Azulay fala sobre a importância do autocuidado

Muitas vezes pais e mães se preocupam tanto com os filhos que acabam deixando de olhar para si.

“Se não estamos bem, nós não conseguimos cuidar de quem depende da gente”, diz a especialista em desenvolvimento humano, diretora da Escola de Pais XD e colunista do Papo de Mãe, Stella Azulay. Para ela, essa ideia precisa ser incluída na rotina sem culpa alguma.

Mas o que significa o autocuidado? Ela traz uma história sobre isso:

Uma vez ouvi numa palestra a seguinte situação: havia uma mãe de uma família muito pobre, sem ter o que comer ou o que dar aos filhos. Então, alguém bateu na sua porta e ofereceu um ovo. E vem a pergunta: o que você faria? Daria o alimento aos filhos, dividiria com eles? O palestrante responde: a mãe deveria comer o ovo inteiro. Porque para os filhos é muito mais importante ter seu responsável saudável em estado físico e mental.”

O que você achou desta história? Deixe aqui sua opinião nos comentários. 

Veja também:

Para Stella, esse momento de angústias, perdas, desafios e aflições exige que os pais olhem para si mesmos e, dessa forma, consigam transmitir a paz e a tranquilidade que os filhos precisam nesse momento. "Eles acabam recebendo tudo o que a gente sente", diz.

Assim, o autocuidado se trata de amar os filhos também. "O autocuidado é qualquer coisa que te traga bem-estar: respirar por 30 minutos, assistir a um filme, passar um creme no corpo, ler, falar com uma amiga, tirar uma soneca no meio da tarde, escutar uma música, qualquer coisa que faça com que você se sinta mais leve e feliz", explica Stella.

Assista ao vídeo da Stella Azulay e se inscreva no canal do YouTube do Papo de Mãe:

Stella AzulayCuidadoresVídeos