Papo de Mãe
» VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Crianças de 6 meses a 6 anos estão no grupo prioritário da vacinação contra a gripe, que começa dia 12

Vacina começa a ser aplicada na próxima segunda-feira na rede pública. Bebês de 6 meses até crianças de 6 anos, assim como gestantes e puérperas, estão no grupo prioritário da vacinação contra a gripe

Redação Papo de Mãe Publicado em 09/04/2021, às 00h00 - Atualizado em 11/04/2021, às 20h08

Pediatra reforça a importância da vacina contra a gripe
Pediatra reforça a importância da vacina contra a gripe

Na primeira fase da vacinação contra a gripe, que começa em 12 de abril, serão vacinadas crianças de 6 meses a 6 anos, grávidas e puérperas (mulheres que acabaram de ter bebê) e os profissionais de saúde.

Para a pediatra Fernanda Viana, do Saúde4kids, essa prioridade é importante porque as crianças desta faixa etária têm um sistema imunológico mais imaturo e são mais propensas a ter infeçcão pelo vírus influenza.

Veja também

“Influenza é uma das principais causas de infecção respiratória das crianças pequenas e pode causar febre alta, dor de cabeça, dor de garganta, dor no corpo e prostração (a criança fica “caída”)”, explica a médica. A infecção pode provocar ainda outras doenças como otite, sinusite e pneumonia – motivos de muitas internações.

Assista aqui ao vídeo da Dra. Fernanda Viana, do Saúde4kids, sobre a vacinação da gripe e inscreva-se no nosso canal

A pediatra Fernanda Viana faz um alerta: “A criança deve ser levada para vacinar, mas mantendo todos os cuidados possíveis, mantendo a higienização das mãos e sem trocar utensílios nem brinquedos com outras crianças.

“Estão todos preocupados com a vacina da Covid-19, mas nesta fase a gente tem que se preocupar também com a vacina da gripe”, reforça Dra.Fernanda.

Neste último ano de pandemia, a vacinação em geral nas crianças caiu, segundo o Ministério da Saúde. O medo de sair de casa fez com que pais e mães adiassem a vacinação e isso é preocupante.

Fernanda Viana sugere que as famílias aproveitem a vacina da gripe para atualizar as carteirinhas de vacinação das crianças, afinal as outras doenças não deixaram de existir e elas podem causar quadros graves. Gestantes devem tomar também, inclusive porque passam anticorpos para os bebês.

GravidezPrimeira InfânciaSaúde4kids - pediatrasVídeos