O Portal
da Vida em Família
11/04/2021

Março é o mês da Síndrome de Down e ‘se conectar’ é a nova forma de celebrar

Compartilhe a matéria

No cenário de distanciamento, as conexões garantem a comunicação e muitas pessoas as enxergam como solução para continuar a trocar experiências. No Programa Inclua Mundo, no Canal Papo de Mãe, os exemplos dos benefícios para quem tem síndrome de Down.

Por Inclua Mundo

Em 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, que celebra a vida das pessoas com trissomia 21 e reforça a importância do reconhecimento de direitos, da inclusão e qualidade de vida. Neste ano, a comemoração ganhou um tema que reflete a realidade atual, em que todos tiveram que se reinventar, aprender a viver em distanciamento social, tudo isso sem deixar de se conectar.

Programa Inclua Mundo

As conexões por palavras, por vídeo, por imagens, por atividades ou por conversas se tornaram alternativas para sentir o pertencimento enquanto cidadão e não abrir caminhos para o isolamento e a solidão. O mundo conectado reúne vivências e permite compartilhar o dia a dia, habilidades e muito mais, mesmo virtualmente. É o que contam Juju, Renatinho, Álvaro, Bia, Maju e Liane no Inclua Mundo desta semana. Eles entenderam que poderiam se comunicar, trocar experiências e interagir com outras pessoas sem sair de casa, de forma on-line. A celebração ganhou um novo sentindo e formato, mas todos continuam conectados.

Sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down

A celebração do dia Internacional da Síndrome de Down é um marco e foi organizada inicialmente em 2006, quando a Associação de Síndrome de Down de Singapura (Down Syndrome Association Singapore) lançou o site WDSD, em nome da Down Syndrome International (DSI), para que todas as atividades globais em torno do tema fossem registradas.

A celebração ganhou força quando a DSI lançou uma petição internacional para a adoção do Dia Mundial da Síndrome de Down pela ONU. Essa petição recebeu mais de 12.000 assinaturas em um período de 2 semanas e foi apresentada ao Presidente do Terceiro Comitê.

Em 19 de dezembro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 21 de março passaria a ser o Dia Mundial da Síndrome de Down, reforçando a importância de aumentar a consciência pública sobre a síndrome. Desde então, a data ganha um novo tema a cada ano para levar conscientização e informações sobre a deficiência intelectual, sobre os direitos dessa população, garantia de inserção social, autonomia, saúde e bem-estar.

Assista ao Programa Inclua Mundo completo e se inscreva no nosso canal!

 

Veja também

Síndrome de Down, inclusão e arte

Março é o mês para celebrar e conscientizar a população sobre a Síndrome de Down

 

Menino Maluquinho, de Ziraldo, agora tem amiguinho com síndrome de Down

 

 




Compartilhe a matéria

Tags: , , , , ,