Papo de Mãe
» INCLUA MUNDO

Março é o mês da Síndrome de Down e ‘se conectar’ é a nova forma de celebrar

No cenário de distanciamento, as conexões garantem a comunicação e muitas pessoas as enxergam como solução para continuar a trocar experiências. No Programa Inclua Mundo, os exemplos dos benefícios para quem tem síndrome de Down

Inclua Mundo Publicado em 25/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h00

Dia 21 de março é Dia Internacional da Síndrome de Down
Dia 21 de março é Dia Internacional da Síndrome de Down

Em 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, que celebra a vida das pessoas com trissomia 21 e reforça a importância do reconhecimento de direitos, da inclusão e qualidade de vida. Neste ano, a comemoração ganhou um tema que reflete a realidade atual, em que todos tiveram que se reinventar, aprender a viver em distanciamento social, tudo isso sem deixar de se conectar.

Veja também:

As conexões por palavras, por vídeo, por imagens, por atividades ou por conversas se tornaram alternativas para sentir o pertencimento enquanto cidadão e não abrir caminhos para o isolamento e a solidão. O mundo conectado reúne vivências e permite compartilhar o dia a dia, habilidades e muito mais, mesmo virtualmente. É o que contam Juju, Renatinho, Álvaro, Bia, Maju e Liane no Inclua Mundo desta semana. Eles entenderam que poderiam se comunicar, trocar experiências e interagir com outras pessoas sem sair de casa, de forma on-line. A celebração ganhou um novo sentindo e formato, mas todos continuam conectados.

Sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down

A celebração do dia Internacional da Síndrome de Down é um marco e foi organizada inicialmente em 2006, quando a Associação de Síndrome de Down de Singapura (Down Syndrome Association Singapore) lançou o site WDSD, em nome da Down Syndrome International (DSI), para que todas as atividades globais em torno do tema fossem registradas.

A celebração ganhou força quando a DSI lançou uma petição internacional para a adoção do Dia Mundial da Síndrome de Down pela ONU. Essa petição recebeu mais de 12.000 assinaturas em um período de 2 semanas e foi apresentada ao Presidente do Terceiro Comitê.

Em 19 de dezembro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 21 de março passaria a ser o Dia Mundial da Síndrome de Down, reforçando a importância de aumentar a consciência pública sobre a síndrome. Desde então, a data ganha um novo tema a cada ano para levar conscientização e informações sobre a deficiência intelectual, sobre os direitos dessa população, garantia de inserção social, autonomia, saúde e bem-estar.

Assista ao Programa Inclua Mundo completo e se inscreva no nosso canal!

Inclua MundoInclusãoVídeos