Papo de Mãe
» COLUNISTA

Alagados: Estamos enxugando gelo

Só transformando o nosso pensamento e fazendo um grande acordo nacional baseado totalmente na educação voltaremos a ver uma luz no fim do túnel

Vinicius Campos* Publicado em 05/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h17

Não dá para falar sobre fraldas e chupetas. Os grandes sofredores serão nossos pequenos que vão herdar um país destruído
Não dá para falar sobre fraldas e chupetas. Os grandes sofredores serão nossos pequenos que vão herdar um país destruído

Cresci nos anos 80. Talvez você também. No Brasil faltava leite, faltava carne, de uma hora pra outra avisavam que ia ter aumento de gasolina e as filas dos postos iam até de madrugada. Lembra?

Depois acabou a ditadura, vieram as eleições, e o país parecia respirar esperança. Collor, Itamar, Fhc, Lula, Dilma. O país parecia que se recuperava, cada presidente, mesmo com erros, trazia ao país uma nova perspectiva. No governo Lula/Dilma chegamos a ser a sexta economia mundial. Nunca teve tanta gente na faculdade, as casas começaram a ter tv a cabo, aumentaram e muito as viagens ao exterior, tivemos pela primeira vez acesso a bens que pareciam exclusivos dos ricos.

Depois veio o golpe. A direita conservadora e assustadora achou que dar dinheiro e comida a pobres era um erro. Num acordão incluindo o supremo tiraram a Dilma, assumiu o vampiro Temer e como consequência natural, políticos disfarçados de justiça com Moro no comando, colocaram no poder a desgraça que hoje somos obrigados a chamar de presidente.

Veja também:

Mas por que falar disso numa coluna sobre paternidade?

Porque de verdade, depois de ler as notícias da semana, não consigo falar sobre fraldas e chupetas.

Tudo o que está acontecendo nos afeta, e vai nos afetar nas próximas décadas, e os grandes sofredores serão nossos pequenos que vão herdar um país destruído, sem floresta amazônica, sem empresas estatais fortes como a petrobras e a embraer, sem dinheiro no caixa, sem uma ciência forte capaz de fazer o país avançar, e o pior, sem uma população educada e preparada para superar os desafios que serão cada vez maiores.

O Brasil precisa de um novo acordão. Um acordo entre pais e mães que entendem que a educação é o único caminho pra gente voltar a ser uma potência. E não a educação do meu e do seu filho, mas sim a educação de todos os nossos filhos, de todas nossas crianças.

Tenho certeza que você trabalha duro para dar uma educação de qualidade a seus filhos, mas sinto lhe informar que isso é pouco. Precisamos de mais. Precisamos contribuir com ong’s que promovam educação de qualidade, precisamos usar nosso tempo livre e dar aulas a crianças carentes do bairro e ajudá-las com sua formação, precisamos escolher políticos que realmente trabalhem nesse setor e para esse setor. No Natal, aniversário, dia das crianças precisamos trocar os brinquedos por livros.

Só transformando o nosso pensamento e fazendo um grande acordo nacional baseado totalmente na educação voltaremos a ver uma luz no fim do túnel. Senão, pode ter certeza, continuaremos enxugando gelo com o perigo iminente de que tudo se derreta e o Brasil acabe alagado na ignorância humana.

Vinicius Campos

*Por Vinicius Campos, escritor e pai de 3 adolescentesColunista do Papo de Mãe.

instagram: @viniciuscamposoficial
facebook.com/viniciucamposoficial

Assista ao programa do Papo de Mãe sobre o primeiro voto:

Vinicius CamposComportamentoDesafios / DilemasPandemia