Papo de Mãe
» GRAVIDEZ

Colo curto na gestação: o que é isso e quais os riscos?

O especialista em medicina reprodutiva Gustavo Kröger explica o que é o colo curto na gestação

Redação Papo de Mãe Publicado em 23/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h39

Gustavo Kröger explica os riscos da incompetência istmo cervical
Gustavo Kröger explica os riscos da incompetência istmo cervical

Colo curto, incompetência ou insuficiência istmo cervival, é quando ocorre uma abertura indolor do colo do útero que induz o risco de um parto muito prematuro. O ginecologista, obstetra e especialista em medicina reprodutiva, Gustavo Kröger, explica que isso ocorre normalmente a partir da 20ª semana de gestação: o colo dilata e fica difícil "segurar" a gravidez.

O colo do útero é o que segura o bebê. Se o bebê sai, a gente chama isso de incompetência istmo cervical. Infelizmente, na primeira vez a gente não consegue prever isso." (Dr. Gustavo Kröger)

Gustavo afirma que, se isso acontece nas primeiras 24 semanas de gestação, a chance de sobrevivência do bebê é praticamente nula. A partir da 28ª semana, há possibilidade de a criança viver.

Veja também:

O diagnóstico pode ser feito durante o pré-natal num exame de ultrassom transvaginal, no qual é medido o colo do útero. Se o colo estiver encurtado, há tratamentos preventivos para retardar o parto prematuro, que incluem: repouso, medicamentos (progesterona) e, em alguns casos, até a colocação de uma espécie de “anel” para evitar a abertura do colo e o trabalho de parto.

Uma outra opção é a cerclagem: dar alguns pontos no colo do útero, costurar (estes pontos são retirados no final da gravidez). Essa alternativa é recomendada para quem já sofreu duas vezes com partos prematuros causados pela incompetência istmo cervical. Para esses procedimentos é preciso avaliar antes riscos e benefícios.

Tudo isso é importante porque a prematuridade muito precoce diminui a chance de o bebê sobreviver ou, em caso de sobrevivência, pode haver sequelas graves.

Veja a explicação em vídeo do Dr. Gustavo Kröger:


Gustavo KrögerPapo de Mãe respondeGravidezVídeos