Papo de Mãe
» DICAS

Como ter um bom diálogo em família

Stella Azulay dá várias orientações sobre como aprender a ter um bom diálogo com nossos filhos de acordo com a idade deles

Redação Papo de Mãe Publicado em 17/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h08

Stella Azulay dá boas dicas até para não se estressar na hora de mandar os filhos irem tomar banho!
Stella Azulay dá boas dicas até para não se estressar na hora de mandar os filhos irem tomar banho!

Os chamados “diálogos maduros” com nossos filhos e filhas pode começar desde cedo e fazem toda a diferença na hora de educar. A especialista em comportamento humano Stella Azulay explica que desde cedo já é possível ter esta conversa com as crianças.

“De 0 a 8 anos acontece o chamado “período crítico”, quando as crianças estão com os neurônios em desenvolvimento e a educação neste período vai impactar na formação de caráter do adulto que ela vai ser”, explica Stella. É importante falar com a criança com firmeza, mas sem gritos ou agressividade. Isso faz toda a diferença.

“Conversas maduras precisam acompanhar a educação dos filhos durante a vida toda e agora na pandemia, mais ainda. É preciso ter regras e cumprir com as regras.”

Na adolescência ajuda muito também quando os pais e mães dividem suas histórias pessoais, para gerar uma identificação e aproximação com os filhos. E Stella Azulay também sugere que pais expressem seus sentimentos, se coloquem como seres humanos.

Stella Azulay oferece cursos na Escola de Pais XD (veja promoção abaixo) para promover um diálogo melhor com crianças e adolescentes em casa e também na escola.

É preciso aprender a impor respeito sem autoritarismo, falar e saber ouvir – seja com filhos, com alunos. A comunicação varia de acordo com o perfil de cada um também.

Veja também:

Tá difícil na hora do banho na sua casa? Este parece ser um problema universal: uma “briga” para mandar filhos e filhas pro banho. Stella brinca que o grito não pode ser histérico, que não funciona. Mais uma vez: firmeza e controle, sem colocar a raiva na fala. Chega hora que é o limite: “Agora vai pro banho e pronto”. Desde que tome o banho, dá para ser flexível.

Ser pai e mãe é aprender sempre.

Assista aqui entrevista completa com Stella Azulay e inscreva-se no Canal Papo de Mãe no Youtube:

Promoção especial para o público do Papo de Mãe

Clique aqui para se inscrever na palestra gratuita da Escola de Pais XD do dia 24 de fevereiro, como tema “Disciplina Positiva: como lidar com os comportamentos desafiadores dos filhos”.

Banner da palestra

Clique aqui para se inscrever em outros cursos da Escola de Pais XD, com descontos exclusivos e especiais para o público do Papo de Mãe. Utilize o cupom PAPODEMAE50

Clique aqui para saber mais sobre os cursos da Escola de Pais XD.

“O objetivo da Escola de Pais XD é estabelecer, por meio de treinamento, uma rotina familiar saudável, definir os papéis dentro do relacionamento pais e filhos, bem como construir uma comunicação efetiva e coerente. Para isso, a Escola terá à disposição profissionais de diversas especialidades que abordarão em seus treinamentos os principais desafios dos pais”. Stella Azulay, fundadora da Escola de Pais XD.

@stellaazulay

@escoladepaisxd

Sobre Stella Azulay

☑Jornalista e Educadora Parental com especialização em Análise de Perfil e Neurociência Comportamental
☑CEO da Escola de Pais XD
☑Mentora de pais, adolescentes, educadores e mulheres (carreira)
☑Colunista no Papo de Mãe


Stella AzulayConflitosFamíliaVídeos