Papo de Mãe
» GRAVIDEZ

Congelamento de óvulos: quando é indicado?

O especialista em medicina reprodutiva Gustavo Kröger explica quando o congelamento de óvulos é indicado

Redação Papo de Mãe Publicado em 16/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h09

O congelamento de óvulos é indicado principalmente para mulheres que desejam adiar a gravidez ou para pacientes com câncer
O congelamento de óvulos é indicado principalmente para mulheres que desejam adiar a gravidez ou para pacientes com câncer

O congelamento de óvulos é indicado principalmente para mulheres que desejam adiar a gravidez ou para pacientes com câncer. O obstetra, ginecologista e especialista em medicina reprodutiva, Gustavo Kröger, explica que, para o congelamento, a paciente passa por uma estimulação da produção de óvulos – que depois são aspirados e congelados.

Existe a indicação chamada de “congelamento social”: após os 35 anos, o óvulo perde qualidade, então se a mulher congela antes, ela congela óvulos “jovens” e pode adiar a gravidez.

Quando você congela os óvulos, você 'captura' alguns deles com as chances de gravidez daquela idade." (Dr. Gustavo Kröger)

Outra indicação é para mulheres que farão tratamentos que podem comprometer a quantidade e a qualidade dos óvulos, como o tratamento com quimioterapia para combater o câncer. Assim, a mulher tem a possibilidade de congelar óvulos saudáveis antes dos procedimentos.

Veja também:

O congelamento de óvulos garante o armazenamento de uma reserva com qualidade, mas não necessariamente a garantia de uma gravidez de sucesso. Na consulta ginecológica, alguns exames são feitos antes desse processo.

O Dr. Gustavo Kröger explica que a quantidade de óvulos que será armazenada vai variar de acordo com a paciente: sua idade e condições de saúde. Quanto mais óvulos e menor a idade, maiores serão a chance de a mulher engravidar com esses óvulos no futuro.

Quando a mulher decidir engravidar com os óvulos congelados, ela deverá passar por uma fertilização in vitro. Até os 35 anos, esse processo tem cerca de 40% a 50% de possibilidade de dar certo. Por volta dos 38, de 30% a 40%. Já aos 40 anos, cerca de 20%.

Assista ao vídeo do Dr. Gustavo Kröger com a explicação completa sobre congelamento de óvulos:

Gustavo KrögerTentando EngravidarVídeos