Papo de Mãe
» SEGURANÇA

Por que sempre levar a criança na cadeirinha no carro, agora até os 10 anos?

Segundo estudo americano, 1 em cada 4 pais já levaram seus filhos no carro sem a cadeirinha. Os motivos? “Fui a um lugar perto” ou “estava com pressa”

Ana Laura Kawasaka* Publicado em 12/02/2021, às 00h00 - Atualizado em 16/02/2021, às 11h58

Assentos específicos serão obrigatórios até os 10 anos
Assentos específicos serão obrigatórios até os 10 anos

O novo Código de Trânsito Brasileiro, que entrará em vigor em abril trará mudanças para as crianças e também para o transporte da cadeirinha no carro. Agora será obrigatório uso de dispositivo de retenção (cadeirinha, bebê conforto ou assento de elevação) até os 10 anos ou até atingir a altura de 1,45m. Antes a idade indicada era 7 anos, mas como algumas crianças mais velhas não atingiam a altura recomendada optou-se por ampliar o uso.

O trânsito é a principal causa de morte por acidente de crianças e adolescentes de zero a 14 anos no Brasil. O número de crianças e adolescentes internados por acidentes de trânsito também é grande.

Segundo estudo americano, 1 em cada 4 pais já levaram seus filhos no carro sem a devida segurança. Os motivos alegados foram: “Fui a um lugar perto” ou “Estava com pressa”. Você também usa essas mesmas desculpas?

Veja também:

A maior parte dos acidentes ocorre perto do local onde a pessoa reside, portanto não se sinta seguro de transportar a criança sem o assento específico em distâncias curtas. Uma criança de 10kg levada no colo num veículo a 50km/h passa a ter o equivalente a 500kg numa freada brusca, portanto não será possível segurá-la.

A segunda desculpa dos pais de que estavam com pressa dispensa comentários. É óbvio que a pressa por si só já é um fator de risco para acidentes então jamais deixe de manter sua criança em segurança.

Os pequenos precisam do discernimento dos adultos para não correrem riscos, por isso é fundamental bom senso e responsabilidade.

Imagem mostra Ana Laura Kawasaka, mãe, cardiologista infantil e pediatra do Saúde4kids
(Foto: Ana Laura Kawasaka/Divulgação)

*Ana Laura Kawasaka, mãe, cardiologista infantil e pediatra do Saúde4kids

Saúde4kids – O amor à medicina uniu as médicas: Fernanda, Rafaella e Ana. Além da vocação em servir aos pequenos, elas tinham outra certeza: precisavam ajudar as mamães. Perceberam que muitas estavam perdidas nesse caminho cheio de novidades e incertezas que é a maternidade e, na busca por informações, as mamães se perdiam ainda mais.

Assista ao programa do Papo de Mãe sobre a cadeirinha no carro:

ColunistasNotíciasSaúdeSaúde4kids - pediatrasSegurança Infantil