Papo de Mãe
» DILEMAS

Grupos de pais no Whatsapp: diálogo ou campo de batalha?

A colunista do Papo de Mãe, Stella Azulay, especialista em desenvolvimento humano, fala sobre a armadilha que são os grupos de pais no Whatsapp

Redação Papo de Mãe Publicado em 03/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h40

Stella Azulay dá dicas sobre boa convivência em grupos de WhatsApp
Stella Azulay dá dicas sobre boa convivência em grupos de WhatsApp

A tensão impera nos grupos de WhatsApp de pais e mães. Normalmente são grupos da escola dos filhos e filhas em que várias pessoas que mal se conhecem estão reunidas emitindo opiniões que podem gerar atritos.

A era das redes sociais nos trouxe muitos benefícios, mas também muitos desafios. E um deles é a velocidade das informações. O 'falar sem pensar' se transformou no 'enviar a mensagem sem pensar'." (Stella Azulay)

É preciso ter um código de ética nestes grupos. Quem sofre as consequências disso são as crianças e os adolescentes. Para Stella Azulay, especialista em desenvolvimento humano e colunista do Papo de Mãe, esses grupos mais parecem “terapia coletiva sem condução adequada”.

Os pais despejam toda a sua raiva e frustrações embasados somente no orgulho de estarem certos e sob a bandeira falsa de estarem defendendo os seus filhos ou o que eles acreditam ser melhor para os filhos. Mas ninguém ganha com isso." (Stella Azulay)

Para ela, os pais precisam pensar no quanto os grupos de WhatsApp podem sugar as energias, o tempo e, principalmente, tirar o equilíbrio e o bom senso. Uma frase mal interpretada já pode levar a uma enxurrada de ofensas que jamais seriam feitas se fossem ao vivo.

Veja também:

Dicas da Stella

1 – Ao teclar num grupo de WhatsApp, se imagine numa sala com aquelas pessoas

2 – Lembre que você vai encontrar essas pessoas pessoalmente um dia

3 – Imaginem seus filhos repetindo suas palavras para os amigos.

“Nós educamos pelo exemplo mais do que pelo discurso”, lembra Stella Azulay.

E fica tudo registrado, copiado, compartilhado e printado.

Então, cuidado.

Veja o comentário completo de Stella Azulay sobre grupos de WhatsApp:

Stella AzulayFamíliaVídeos