Papo de Mãe
» VOLTA ÀS AULAS

Podcast: Volta das atividades presenciais em creches e pré-escolas

Heloisa fala sobre a necessidade do retorno das atividades presenciais em creches e pré-escolas com planejamento e segurança

Roberta Manreza Publicado em 22/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h58

Entrevista com Heloisa Oliveira, economista e diretora de assuntos institucionais da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Entrevista com Heloisa Oliveira, economista e diretora de assuntos institucionais da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Neste podcast, Roberta Manreza e Mariana Kotscho entrevistam Heloisa Oliveira, economista e diretora de assuntos institucionais da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, sobre um assunto que causa polêmica: a volta às aulas presenciais.

Heloisa fala sobre a necessidade do retorno das atividades em creches e pré-escolas com planejamento e segurança. Ela conta que a Fundação Mariana Cecília Souto Vidigal elaborou protocolos de retorno e também ferramentas para as escolas e os municípios brasileiros calcularem os gastos com as adaptações.

Tudo começou no início da pandemia, quando se deu o debate sobre o que seria seguro." (Heloisa Oliveira)

Ela conta que a Fundação passou a consultar especialistas sobre segurança e protocolos que deveriam ser adotados. Segundo Heloisa, as creches possuem uma realidade muito diferenciada, pois o contato físico é inevitável.

Veja também:

"A decisão de retornar ou não é uma decisão que deve observar os protocolos sanitários", explica. Heloisa Oliveira afirma que a orientação é que apenas crianças a partir de um ano retornem.

Os protocolos criados pela Fundação podem ser adaptados à realidade das diferentes regiões e municípios do país. A ferramenta também ajuda a calcular custos que focam no financiamento da educação, tanto em escolas públicas quanto em escolas particulares. Termômetros, álcool em gel, EPIs são alguns equipamentos necessários que devem entrar na conta da escola.

Todo o material da fundação pode ser acessado no site http://fmcsv.org.br

Um papo sobre a importância da escola para as crianças pequenas e os cuidados necessários em razão da pandemia de Covid-19.

Ouça aqui. 

Assista a live do Papo de Mãe sobre o retorno às aulas presenciais:

Creche / BerçárioEducaçãoEntrevistasOLA Podcasts