Papo de Mãe
» COLUNISTA

Finanças em família: é necessário falar e aprender sobre dinheiro

Falar sobre dinheiro ainda é tabu para muitas pessoas. Mas é preciso falar e entender para fazer seu dinheiro render.

Redação Papo de Mãe* Publicado em 22/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h42

Betina Roxo dá dicas para economizar e investir
Betina Roxo dá dicas para economizar e investir

Betina Roxo, especialista em finanças, dá várias dicas em seu Instagram (@betinaroxo) sobre como economizar e como investir. Ela desvenda este universo explicando o que é cada investimento e como fazer planos a longo prazo, mesmo para quem vive com dívidas. Uma das principais dicas de Betina é: fuja da poupança!

Ela explica que falar sobre dinheiro é muito importante, inclusive com as crianças. Filhos devem saber quanto os pais ganham e qual é a realidade financeira da família. E a educação financeira nas escolas também é fundamental.

Em entrevista ao Papo de Mãe, Betina Roxo conta que não é preciso ter muito dinheiro para investir e sugere aplicações a partir de R$100,00. “O principal é a pessoa entender seu perfil de investidor para definir o risco”.

Veja também:

Os pais também podem abrir contas para investir o dinheiro dos filhos, mas Betina alerta: tudo deve seguir o planejamento familiar. 

“A carteira de investimentos deve ser diversificada”. Mas ela ressalta: investir, só depois de ter garantida uma reserva de emergência que precisa ser de, no mínimo, 6x o seu gasto mensal. A reserva de emergência deve ficar numa aplicação que permita resgate imediato.

Desde cedo, é importante os pais orientarem e incentivarem a educação financeira em casa. "Quando a gente fala de investimento para crianças e jovens, é legal porque os investimentos rendem a longo prazo", explica.

Betina exemplifica: "se a criança quer guardar dinheiro para a sua faculdade daqui a 15 anos, investir desde cedo pode ser uma coisa bacana".

E, como diz Betina, “faça seu dinheiro trabalhar por você”.

*Betina é colunista do Papo de Mãe, na seção Finanças em Família.

Confira as dicas no vídeo:

ColunistasEntrevistasFinanças em FamíliaVídeos