Papo de Mãe
» PARTO

Fórceps ainda existe na hora do parto? Dra.Ligia responde

Nossa colunista, a ginecologista e obstetra Ligia Santos, responde sobre o parto fórceps

Redação Papo de Mãe Publicado em 14/01/2021, às 00h00

O fórceps é um instrumento obstétrico que pode ser utilizado em parto normal
O fórceps é um instrumento obstétrico que pode ser utilizado em parto normal

O parto fórceps é tido como um dos grandes violões da obstetrícia e hoje em dia até está em desuso.

Nos EUA, apenas 0,5% dos partos utilizam fórceps. Mas ele não é proibido e a Dra. Ligia explica que, quando bem utilizado, pode salvar a vida da mãe e do bebê.

O fórceps é um instrumento obstétrico que pode ser utilizado em parto normal. Há quem diga que pode machucar o bebê, mas a Dra. Ligia explica que não é bem assim. Quando a bacia da mulher é muito estreita e o bebê apresenta dificuldade para sair no momento final do parto, a mulher pode ficar exausta e o fórceps, equipamento que se encaixa na cabeça do bebê, pode ajudar esta mãe.

Imagem de um fórceps
Fórceps: um instrumento obstétrico

O fórceps também pode ser indicado na hora do parto para mulheres com problemas cardíacos, sendo o parto fórceps mais indicado nestes casos do que uma cesariana. O fórceps abrevia o período de parto. Uma outra situação para indicação de uso, segundo a Dra. Ligia, , é pra alívio do bebê que está com sinais de exaustão ou sofrimento.

Veja também:

“É preciso saber avaliar a situação no momento do parto. Este tipo de parto precisa de treinamento específico”, diz a Dra. Ligia. E existem vários tipos de fórceps, que deve ser utilizado só no período de alívio, na hora em que o bebê já está para sair.

Mas vai machucar ou marcar a cabeça do bebê? Ela explica que a cabeça do bebê ainda é bem mole, justamente para passar pelo canal vaginal e o fórceps, sendo usado corretamente, não fere internamente a cabeça do bebê. Portanto, dra. Ligia diz que as mamães não precisam se preocupar se o fórceps for usado.

Importante lembrar que toda mulher pode fazer um plano de parto e tem o direito de fazer escolhas. E que a violência obstétrica tem que ser combatida. 

Assista ao vídeo explicativo da Dra. Ligia Santos sobre o uso de fórceps:


Dra.Ligia SantosO PartoVídeos