Papo de Mãe
» VOCÊ NO PAPO DE MÃE

'Eu socorri minha filha engasgada sem saber ao certo o que estava fazendo'

Por isso acho importante que o curso seja feito por todos, principalmente pelos que lidam com crianças

Aline Lasso* Publicado em 13/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h59

"Não sei quantos segundos duraram, pra mim, foi uma eternidade"
"Não sei quantos segundos duraram, pra mim, foi uma eternidade"

Uma vez eu estava almoçando com meu marido e meus filhos numa churrascaria pequena do ABC. Minha caçula tinha 7 anos e nunca tinha comido carne até aquele dia (ela é autista e tem seletividade alimentar). Foi experimentar e mal deu tempo de cortar em pedaços pequenos, pois eu não estava preparada (já que ela nunca comia) foi num piscar de olhos.

Ela pegou a carne do prato do irmão e comeu. Engasgou. Eu estava conversando com meu marido e ouvi meu filho do meio chamando o nome dela, assustado. Quando olhei, ela estava engasgada. Não sei quantos segundos duraram, pra mim, foi uma eternidade. Eu dei um salto da cadeira, que não sei como surgi atrás dela e fiz a manobra, sem ter muita certeza do que fazia. Foi mero instinto materno. Há muitos anos minha mãe, enfermeira, me disse como fazer. Mas eu nunca havia feito em ninguém.

Eu sei que no segundo “tranco” a carne voou longe e ela voltou a respirar. Aí minhas pernas amoleceram e eu caí no choro. A gente não imagina como é fácil sufocar num engasgo, até acontecer.

Veja também:

Ninguém, absolutamente NINGUÉM da churrascaria apareceu para ajudar. Meu marido ficou em estado de choque e disse que se eu não estivesse junto, ela teria morrido, pois ele não saberia o que fazer. Não estou querendo bancar a heroína, apenas dizer que muitas vezes nem mesmo a família sabe o que fazer num caso desses. O curso de primeiros socorros deveria ser oferecido a todo pai, mãe ou responsável por crianças.

Li o depoimento da Alessandra Begalli Zamora e não consigo mensurar essa dor. É emocionante como ela conseguiu dar significado a perda de seu filho tão amado, criando esse movimento #VaiLucas, em prol de tantas outras famílias. Enquanto lia, refletia… Realmente, quantas vezes nossos filhos vão para excursões, passeios e a gente não se pergunta o quão preparados estão os adultos que “cuidarão” deles? Parque aquático, hotéis fazendas, parques de diversões, viagens de formatura. Até mesmo na casa de um familiar, se algo ocorrer, saberão socorrer? Você sabe socorrer?
Por isso acho importante que o curso seja feito por todos, principalmente pelos que lidam com crianças…

Depoimento de: Aline Lasso

Veja dicas de primeiros socorros para salvar vidas de bebês, crianças e adultos:

Alimentação3 a 8 anosCriançaSaúdeVocê no Papo