Papo de Mãe
» GRAVIDEZ

Tabelinha funciona para calcular o dia fértil da mulher?

Médico especializado em medicina reprodutiva explica o cálculo da tabelinha para casais que estão tentado engravidar

Redação Papo de Mãe Publicado em 12/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h06

Gustavo Kröger é especializado em medicina reprodutiva e colunista do Papo de Mãe
Gustavo Kröger é especializado em medicina reprodutiva e colunista do Papo de Mãe

Vamos falar sobre tabelinha? Fazer tabelinha aumenta ou diminui as chances de a mulher engravidar, sabendo direitinho o dia da ovulação?

O médico especialista em reprodução humana e colunista do Papo de Mãe, Gustavo Kröger, explica qual é o dia fértil da mulher durante o mês do ciclo menstrual. O ciclo menstrual da mulher tem em média 28 dias, mas é normal ter entre 25 e 35 dias.

Veja também:

O primeiro dia é o primeiro dia de sangramento. A ovulação se dá 14 dias antes da menstruação, mas a fase varia de mulher para mulher. Fica mais fácil para as mulheres com um ciclo regular fazerem este cálculo.

Quando a gente fala que a fase fértil é no meio do ciclo menstrual, é pensando no ciclo de 28 dias." (Dr. Gustavo Kröger)

Em geral, há chances de engravidar três ou quatro dias antes ou três ou quatro dias depois. O ginecologista explica que não importa se o óvulo ou se o espermatozoide chegou primeiro ao útero.

Os óvulos duram em média dois dias e espermatozóides, de dois a cinco. "É por isso que calcular o seu dia fértil não é uma coisa tão exata: o dia da ovulação pode variar de mês a mês", afirma o doutor Gustavo.

Mulheres podem acompanhar a ovulação a partir de exames de ultrassom transvaginal – e assim saber se está indo tudo bem. Segundo o médico, esse é o único jeito de saber realmente quando a ovulação está acontecendo. A tabelinha, os testes urinários e os testes muco cervicais não são tão precisos.

Saiba os detalhes assistindo ao vídeo e se inscreva no nosso canal. Toda semana tem vídeo novo do Dr. Gustavo Kröger:


Gustavo KrögerGravidezTentando Engravidar