O Portal
da Vida em Família
26/01/2021

Crianças na cozinha, com o Chef Felipe Bellim



O Chef de cozinha Felipe Bellim se reinventou na pandemia e virou professor de culinária para crianças em aulas on-line. Confira também uma receita de Banoffee

Por Papo de Mãe

Com os restaurantes dos quais é sócio (Rey Castro e Vista Ibirapuera) fechados em São Paulo durante a pandemia, o empresário e chef de cozinha Felipe Penteado Bellim passou a dar aulas de culinária on-line para crianças.

Felipe Bellim

A ideia deu tão certo que  ele não quer parar mais. Os pais e mães agradecem, pois agora têm mini-chefs em casa.
Mariana Kotscho e Roberta Manreza, do Papo de Mãe, bateram um papo com Felipe Bellim, Janaína Camargo Lia e o filho dela, Ricardo, de 11 anos, que aprendeu a cozinhar com Felipe.
Nas primeiras aulas, Felipe ensina as crianças a cozinhar com segurança, para evitar acidentes. O aluno Ricardo conta que virou o cortador oficial de cebolas da casa. Passou  a fazer várias receitas como escondidinho de carne, guacamole e banoffee de banana. Mas a mãe entrega “lavar a louça ainda ficou comigo”.
Felipe ensina as crianças a usarem facas, forno e fogão, mas sempre com a supervisão de um adulto. Ele também introduz novos temperos e alimentos para motivar as crianças a desenvolverem um paladar variado.
Confira aqui a entrevista e logo abaixo tem uma receita do chef Felipe. Inscreva-se no Canal Papo de Mãe no Youtube.

 

 

Receita de Torta Banoffee

Ingredientes:

200g de bolacha maizena

100g manteiga sem sal derretida no microondas

1 pote de 400 de doce de leite da sua preferência (eu gosto do aviação)

6 bananas nanicas firmes

1 limão espremido

1 pote de creme de leite fresco pasteurizado (gelado – não é de lata nem de caixinha)

3 colheres de açúcar



Chocolate ou cacau em pó para povilhar

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador as bolachas maizenas picadas até virar farofa. Coloque-as em um recipiente juntamente com a manteiga e amasse-as com as mãos até ficar totalmente absorvida pela bolacha. Preaqueça o forno em 150°C. Em uma forma de vidro (própria pro forno), coloque a farofa e pressione com as pontas dos dedos para firmar a massa na forma. Leve ao forno por 15 minutos.

Recheio

Corte a banana em rodelas e adicione o limão espremido para não escurecer. Retire a massa do forno e coloque o doce de leite e as bananas. Leve novamente ao forno por mais 2 minutos. Retire do forno e reserve.

Cobertura

Na batedeira, bata o creme de leite fresco pasteurizado, colocando aos poucos o açúcar. Bata até ficar na textura de chantilly. Cubra as bananas com o Chantilly e polvilhe o chocolate ou cacau em pó.

Depois de pronta, guarde a torta na geladeira para ser servida geladinha. Aproveite a sua Banoffee!

Utensílios e equipamentos para o Banoffee:

Faca

Tábua

Travessa de vidro que pode ir ao forno ou assadeira com fundo removível

Liquidificador

Batedeira

Colher

Recipiente

Olha só as turmas do Chef Felipe Bellim!

@felipebellim
@ruycastro
@vistaibirapuera
@fogaoeadega



Tags: , , , , , ,