Papo de Mãe

Covid-19 em crianças: contaminação dentro de casa

Mariana Kotscho Publicado em 17/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h58

Imagem Covid-19 em crianças: contaminação dentro de casa
17 de dezembro de 2020


A pediatra Rafaella Gatto, do Saúde4kids, comenta em vídeo sobre aumento dos casos de Covid-19 em crianças e pré-adolescentes e ressalta a importância do isolamento social.

“O aumento de casos entre crianças é resultado, além da quebra do isolamento social, do mau uso de máscaras e o não cumprimento das regras de distanciamento e protocolos”, diz a pediatra.

Há muitas pessoas pelas ruas, passeando, e essas pessoas estão trazendo o vírus para dentro de casa. Quem sai e se expõe sem se cuidar está contaminando as crianças dentro de casa.

Outras preocupação é o número crescente de obesidade, ansiedade e quadros de depressão em crianças. Crianças se infectam de 2 a 5 vezes menos do que adultos e quadros graves são raros, mas como a pandemia não acabou é necessário o cuidado. Enquanto o isolamento for necessário, e ele é necessário, a infância destas crianças pode estar comprometida. O problema é não fazer o isolamento da maneira correta e ficar prorrogando a situação em estado crítico.

A vacinação será importante, mas as crianças serão as últimas a receber. Do ponto de vista sanitário, segundo a dra. Rafaella, já se sabe que a solução não é manter as escolas fechadas, é manter abertas, desde que cumprindo as regras sanitárias.

“Crianças correm mais risco de pegar a doença em casa, por causa de adultos que não cumprem protocolos, do que na escola. Unicef e OMS recomendam volta às aulas. É preciso se preocupar e preservar a infância”, completa a dra. Rafaella.

@Saúde4Kids

Veja o vídeo:




ColunistasBebêFamíliaHomeAdolescenteCriançaSaúdeSaúde4kids - pediatrasVídeos