Papo de Mãe
» INCLUA MUNDO

A educação socioemocional e a criança com deficiência intelectual

Especialistas explicam sobre a importância do desenvolvimento da competência socioemocional para melhorar o aprendizado

Sabrina Legramandi* Publicado em 19/11/2020, às 00h00 - Atualizado em 19/01/2021, às 10h46

Thaissa Alvarenga recebe o neurologista Rogério Tuma e Emílio Munaro, vice-presidente de Desenvolvimento Global e Comunicação do Instituto Ayrton Senna
Thaissa Alvarenga recebe o neurologista Rogério Tuma e Emílio Munaro, vice-presidente de Desenvolvimento Global e Comunicação do Instituto Ayrton Senna

Estreia da nova série Inclua Mundo no Youtube do Papo de Mãe!

(Atenção: contém vídeo com tradução em libras)

Thaissa Alvarenga recebe dois entrevistados. E o papo é sério. O médico neurologista, Rogério Tuma, vai nos explicar o funcionamento do cérebro, os processos cognitivos, a plasticidade cerebral e sinapses.

"A criança com Síndrome de Down tem um outro perfil de aprendizado", explica o neurologista. Rogério diz que ela aprende com mais estímulos de atenção e que, por isso, a educação deve ser voltada de maneira que estimule o aprendizado.

Veja também:

O vice-presidente de Desenvolvimento Global e Comunicação do Instituto Ayrton Senna, Emílio Munaro, faz uma reflexão sobre educação socioemocional na criança com deficiência intelectual.

Emílio diz que as competências socioemocionais são as capacidades de sentir, de pensar e agir. "Uma coisa interessante que a ciência nos traz é que as competências estão ali e você precisa desenvolvê-las", afirma.

Ele explica que existem 170 competências que os seres humanos devem desenvolver. Dentre elas, estão a resiliência emocional, capacidade de se conectar consigo mesmo, o engajamento com o outro, relação interpessoal, e a amabilidade, o desenvolvimento de empatia, confiança e respeito com outras pessoas.

Também são essenciais, para que essas competências se desenvolvam, a autogestão: o foco, a organização, a persistência e a abertura ao novo.

O vídeo aborda a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais para melhorar o aprendizado dos alunos em sala de aula e, mais tarde, para crescer no mercado de trabalho. Aqui, no Inclua Mundo.

Inclua Mundo: por um mundo mais inclusivo e melhor.

*Sabrina Legramandi é repórter do Papo de Mãe

Confira o vídeo da entrevista:


Inclua MundoInclusãoAdolescenteCriançaReportagemVídeos