Papo de Mãe

Papo de pai na cozinha: conheça o “Super Tosca”

Mariana Kotscho Publicado em 16/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h18

Imagem Papo de pai na cozinha: conheça o “Super Tosca”
16 de novembro de 2020


Por Tosca – Ricardo Toscani.

Sou pai de uma menina linda que é minha inspiração para cozinhar,  pois é dela que parte o “pai tô com fome, o que vamos comer?”

Tosca e a filha Alice, de 11 anos, com o cachorrinho Pitt

Comecei a me interessar mais por cozinha em 2009, ano que nasceu minha filha, anos antes, já morando junto com minha namorada, ensaiei meus primeiros passos de “dona de casa”.
A agenda de minha companheira sempre foi mais atribulada, eu fotógrafo, tinha horários mais flexíveis, achei importante começar a fazer os serviços domésticos, pegar uma vassoura, arrumar a casa e porque não esperar a pessoa amada com um jantar delicioso pronto?

O que ninguém nos conta é que o grande desafio de quem cuida da casa é administrar as compras de alimentos, evitar que eles estraguem e sejam jogados fora, desperdiçando comida e o dinheiro da família. As nossas mães e avós só podiam ter super poderes para fazer tudo isso com tamanha maestria. E com a nova geração comendo cada vez mais fora de casa, esse super poder foi se perdendo na nossa sociedade.

Super Tosca é um herói que não saiu dos quadrinhos, nem desenhos animados.


Esse personagem de ação nasceu do cotidiano, da necessidade de fazer um café nutritivo,
um almoço rápido, um jantar que é uma releitura do almoço. Veio também do cozimento lento dos domingos, da mesa posta às 14 horas, como fazem as mães e as avós.

No universo dos heróis temos o Homem Morcego, Homem de Aço, Homem Aranha.
Super Tosca é o homem dona de casa, aquele com o poder de olhar para a geladeira e salvar os ingredientes contra o terrível mal do desperdício. Potinhos perdidos na geladeira que viram travessas que vão ao forno e voltam como novos potinhos que viram recheios de panquecas, sanduíches, tortas e quiches, que eu acho que são a mesma coisa.
Paladino do reaproveitamento, faz de uma uma porcaria, uma iguaria, pedindo licença poética para chamar um alimento desse jeito, todo respeito, é apenas para contribuir com a sua imaginação.
Super Tosca, não luta sozinho contra o mal do descarte, ele tem sempre a ajuda de um ingrediente comprado na rua, para salvar suas receitas.


Sempre há um alimento que precisa ser salvo, seja numa gaveta de geladeira, no fundo de um armário, mas como diz o nosso herói, “quem pensa, vai à despensa.”

Assista Super Tosca no site “Nossa”, (youtube.com/NossaUOL).

E aqui segue uma receita de pizza de frigideira:




DestaquesBebêFamíliaMãe / PaiPai/MãeHomePapo de PaiCriançaVídeos