Papo de Mãe

A Magia do Natal em 2020

Nossas crianças foram privadas da convivência social, do contato com os amigos, dos familiares, do dia a dia escolar. Não podemos, de forma alguma, deixar a magia de Natal ser afetada.

Roberta Manreza Publicado em 24/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h57

Imagem A Magia do Natal em 2020
24 de dezembro de 2020


Por Luciana Deutscher. 

A palavra-chave desse ano foi distanciamento social. Mas como distanciar as crianças da imagem do Papai Noel?

Estamos vencendo o ano de 2020. Em breve será Natal, uma das datas mais esperadas, pois renova as esperanças, acredita-se num próximo ano melhor. E como serão as festividades desse ano principalmente em tempos que vivemos o distanciamento social?

Muitas cidades brasileiras estão conseguindo estabilizar os números referentes a COVID – 19. Algumas chegaram a um platô alto, outras nem tanto. Na Europa começou a segunda onda, que nos alerta para cuidados redobrados.

A palavra-chave desse ano foi distanciamento social. Mas como distanciar as crianças da imagem do Papai Noel? A entrega da chupeta, ou o simples fato de sentar-se no colo do bom velhinho e fazer os pedidos dos brinquedos dos sonhos. Realmente vamos precisar mergulhar no lúdico, abusar da criatividade e da tecnologia – que já nos ajudou tanto nesse ano – para manter a magia do Natal, e com ela a esperança em dias melhores.

Nossas crianças foram privadas da convivência social, do contato com os amigos, dos familiares, do dia a dia escolar. Não podemos, de forma alguma, deixar a magia de Natal ser afetada, precisamos preservá-la mostrando fotos e criando outras oportunidades e sonhos infantis. Cabe aos pais o resgate das histórias natalinas e uma maior atenção aos preparativos que envolvem o momento, incluindo os filhos nesse planejamento. Ao invés de visitar o Papai Noel no Shopping, vale criar desenhos com as crianças, cartas mais elaboradas, sempre abusando da imaginação.

O Natal sem o contato direto com o Papai Noel terá que ser levado como uma consequência do momento pelo qual estamos vivendo, e principalmente pelas incertezas em relação ao coronavírus. Mas a imagem do Papai Noel é lúdica, e como tal, temos o dever de explicar para as crianças sobre o momento que passamos, deixando claro que o bom velhinho faz parte do grupo de risco, assim como as vovós e os vovôs, que tem que usar máscara e manter o isolamento mas, que como ele viaja sozinho em seu trenó para entregar todos os presentes, na noite de natal ele virá, só que neste ano, apenas aceitará pedidos por escrito. . Tudo deverá ser feito de forma a transformar essa nova realidade em algo divertido e que mantenha a magia da data.

Ressalto que tudo é o comportamento dos pais com relação a dinâmica do Natal que influenciará como seus filhos irão encarar as mudanças na data neste ano. É preciso que os pais cuidem com palavras, gestos e atitudes e que principalmente mantenham a magia característica da infância. 2020 não foi um ano fácil, mas também aprendemos muito com todas as dificuldades.

Feliz Natal!

Luciana Deutscher é Psicóloga Especializada em Psicologia Positiva aplicada à Psicologia Clínica.




ComportamentoDesafios / DilemasDesenvolvimentoDestaquesDiversosDiversãoEducaçãoAvósBebêFamíliaMãe / PaiNovas FamíliasPai/MãeTios / PadrinhosHome0 a 2 anos3 a 8 anos9 a 12 anosAdolescenteCriança