Papo de Mãe
» PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Engasgo com uva: Como prevenir acidentes com o seu bebê?

Saiba como cortar alimentos redondos, como uva, tomate-cereja e salsicha, para evitar engasgos, asfixia e a morte

Roberta Manreza Publicado em 30/10/2020, às 00h00 - Atualizado em 05/01/2021, às 11h32

Bebê que ficou internado na UTI por conta de engasgo com uva morreu no último dia 24 em Sorocaba (SP) - Arquivo Pessoal
Bebê que ficou internado na UTI por conta de engasgo com uva morreu no último dia 24 em Sorocaba (SP) - Arquivo Pessoal

No último dia 24, o bebê de um ano que ficou internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) depois de ter engasgado com um bago de uva, morreu em Sorocaba, interior de São Paulo.

O bebê ficou 17 dias em coma após engasgar com a fruta. Nós, do Papo de Mãe, lamentamos a morte da criança.

Para evitar novas tragédias como essa a prevenção é essencial. E nossa função é divulgar informação de qualidade.

Neste programa abaixo, o assunto é a segurança do bebê. Muitos acidentes acontecem por falta de conhecimento dos riscos e a maioria ocorre dentro de casa. Algumas medidas simples podem evitar tudo isso.

A pediatra Fernanda Viana vai dar as principais dicas para preparar a casa para a chegada de um bebê; além disso, a mamãe Gabriela, que tem duas filhas, também é nossa convidada. Quer saber tudo sobre prevenção de acidentes com bebês?

Vamos mostrar a forma correta de colocar o bebê no berço, o jeito certo de dar banho  e como cortar alimentos redondos, como uva, tomate-cereja e salsicha, para evitar engasgos. Esses alimentos podem ir parar no pulmão do bebê e provocar asfixia e a morte. 

Veja também:

Segundo a ONG Criança Segura, no último ano, mais de 33 mil crianças de 0 a 4 anos foram internadas vítimas de acidentes no Brasil.

Em 2018, mais da metade das mortes de crianças, por motivos acidentais, aconteceu entre zero e quatro anos de idade. Isso mostra que a primeiríssima infância está em risco frente aos acidentes no Brasil.

A Criança Segura lançou o ebook Cuidados com o bebê! Com ele, mamães, papais, avós, responsáveis, profissionais de saúde, e todos que têm interesse pelo tema vão aprender tudo sobre prevenção de acidentes com crianças na hora de brincar, comer, dormir, etc.

O ebook traz ainda informações sobre as causas mais comuns de acidentes com crianças e sobre as características dos pequenos que os tornam mais suscetíveis a se acidentarem. Além de diversas orientações como a segurança das roupinhas e como evitar intoxicação com produtos de limpeza.

Baixe o ebook.

Banner do Criança Segura com um bebê

Assista ao programa do Papo de Mãe:


Prevenção de acidentesSaúde4kids - pediatrasSegurança InfantilVídeos