Papo de Mãe
» QUALIDADE DE VIDA

Dicas de como entreter as crianças nesta quarentena

Atividades apresentadas na linguagem da criança ajudam a combater o estresse e a aproximar pais e filhos, neste período

Priscilla Leite* Publicado em 20/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h02

Os pequenos também sofrem com o isolamento social - (Foto: Papo de Mãe/Divulgação)
Os pequenos também sofrem com o isolamento social - (Foto: Papo de Mãe/Divulgação)

A interrupção súbita da rotina familiar e a falta de atividade social podem ser bastante estressantes e geradores de ansiedade para as crianças. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a situação pode ser ainda mais difícil se os pais estiverem enfrentando seus próprios medos, isso porque o estresse dos adultos é sabiamente transmitido para os pequenos e, em uma situação como a que o mundo está vivenciando, quando o esgotamento físico e emocional torna-se elevado e diário, o ambiente pode acabar tornando-se tóxico para ambos.

Neste cenário, cabe aos pais ou responsáveis adaptarem o dia a dia das crianças de acordo com essa nova realidade. E entre as inúmeras atividades que podem ser praticadas com os filhos, o Yoga ganha destaque porque é uma excelente alternativa para tirá-los da frente dos celulares e video-games e criar uma conexão diferente.

“Apesar de a prática com crianças ser diferente do que com os adultos, essa pode ser uma oportunidade lúdica para os pequenos se conectarem com o seu corpo e respiração, no seu próprio tempo e com muita diversão, resultando em relaxamento tanto para as crianças, quanto para os pais. A prática pode ser prazerosa e divertida para todos” comenta, Priscilla Leite.

Veja também:

Ainda segundo Priscilla, o Yoga é uma maneira divertida para as crianças desenvolverem uma variedade de habilidades importantes durante a infância, tornando-se um importante facilitador do desenvolvimento físico, emocional e cognitivo saudável. “Fazendo yoga, as crianças se exercitam, brincam, se conectam mais profundamente com o eu interior e desenvolvem um relacionamento íntimo com o mundo natural que os rodeia. O yoga traz à superfície a maravilhosa luz interior que todas as crianças têm” destaca.

Para isso, a especialista criou uma série de aulas on-lines gratuitas que podem ser vistas através do seu canal no Youtube e seguidas passo a passo. Para ajudá-los, Priscilla Leite separou mais alguns benefícios que a prática do Yoga pode ensinar para os pequenos:

  • Desenvolve a consciência corporal;
  • Eles aprendem a usar o corpo de maneira saudável;
  • Gerenciar o estresse através da respiração, consciência, meditação e movimento saudável;
  • Aumenta a concentração, a confiança e auto-imagem positiva;

O conteúdo criado pela professora de Yoga pioneira em ensinar a modalidade pela Internet, é dedicado para todos, desde aqueles que nunca praticaram, até os que estão em níveis avançados. Abaixo, destacamos alguns exemplos das posturas de Yoga que Priscilla Leite ensina em alguns dos seus vídeos dedicados especialmente às crianças.

Postura do cachorro


Comece sobre os quatro apoios. Firme os dedos dos pés e eleve os quadris para o alto, com os glúteos voltados para o teto e a coluna longa. Deixe a cabeça solta para que o pescoço se alongue.

A região do pulso deve ficar paralela à borda da frente do tapete. Pressione o chão com as juntas das mãos e os dois primeiros dedos (polegar e indicador) para aliviar a pressão nos punhos. Respire profundamente pelo menos três vezes nessa posição.

Postura da cadeira


Comece em pé. Depois flexione os joelhos, empurre os quadris para baixo e para trás como se estivesse se sentando em uma cadeira, e eleve os braços para o alto até que fiquem nas laterais do rosto.

Olhe para frente e certifique-se de poder enxergar os dedos do pé. Se não conseguir, sente-se mais para trás até que possa. Abaixe os ombros, distanciando-os das orelhas, e olhe levemente para cima. Respire profundamente pelo menos três vezes nessa posição.

Postura da cobra


Comece deitado de bruços com os pés levemente separados. Posicione as palmas das mãos sob os ombros e depois alongue-se encaixando o cóccix e comece a empurrar o tórax para frente e para cima. Mantenha os cotovelos próximos ao corpo e comece a esticar os braços até um ângulo que não force as costas. Olhe levemente para cima. Respire profundamente pelo menos três vezes nessa posição.

Postura da árvore


Fique em pé com um pé e gire o joelho oposto. Em seguida, coloque a planta do pé oposto no tornozelo, panturrilha ou coxa. (Evite colocar a sola na parte interna do joelho.) Coloque as palmas das mãos juntas na frente do coração ou encare-as com as palmas para cima.

O importante é jamais forçar uma criança a praticar só porque você gostaria que ela praticasse. Pri Leite finaliza com algumas dicas:

  • Quando possível deixe a criança apenas te observar praticando;
  • Se a criança tiver interesse vocês podem praticar juntos;
  • A criança não precisa fazer a aula de cabo a rabo – é para ser mais uma brincadeira que aos poucos a criança por si mesma vai descobrindo a sua respiração, aprendendo os nomes das posturas e assim por diante.

*Priscilla Leite é professora de yoga com formação em Vinyasa Flow, Hatha Yoga, Yoga para gestantes começou a ministrar aulas online em 2013 para uma plataforma de yoga americana. Conheça através do seu canal no Youtube e no site

Assista ao Inclua Mundo, programa do Papo de Mãe, sobre os reflexos da pandemia na educação de crianças com deficiência:


ColunistasDiversosHome