Papo de Mãe

Gestação em época de pandemia. Alerta: O pré-natal não pode parar

Pré-natal por telemedicina ou presencial? É preciso fazer o teste para coronavírus? Obstetra explica como fica a situação das gestantes diante da Covid-19 e quais são as medidas que podem ser tomadas na pandemia.

Roberta Manreza Publicado em 17/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h07

Imagem Gestação em época de pandemia. Alerta: O pré-natal não pode parar
17 de abril de 2020


Por Dra.  Mariana Rosário*, Ginecologista, Obstetra e Mastologista

Pré-natal por telemedicina ou presencial? É preciso fazer o teste para coronavírus? Obstetra explica como fica a situação das gestantes diante da Covid-19 e quais são as medidas que podem ser tomadas na pandemia

Dra. Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista, diz que as grávidas devem seguir determinados protocolos de cuidados para terem tranquilidade neste momento de pandemia. Mas, alerta: o pré-natal não pode parar

Gestantes precisam ficar em casa e evitar ao máximo o contato social, devido à pandemia por coronavírus. A regra, que vale também para o restante da população, se intensifica justamente porque as grávidas são naturalmente imunodeprimidas, pela própria condição da gravidez. “O corpo humano baixa a imunidade da mulher para que ela não crie anticorpos que rejeitem o feto, um ‘corpo estranho’ que está em desenvolvimento. Por isso, ela tem baixa imunidade. Trata-se de um período em que o organismo fica propenso a adquirir doenças virais e bacteriológicas com mais facilidade e também não consegue combatê-las adequadamente. Como as gestantes não podem ser tratadas com medicamentos comuns, porque a maioria deles não foi testada nesta população, é difícil tratar algumas doenças sem causar mal ao bebê. Imagine num caso como o do coronavírus, que não tem nem sequer medicamento próprio ainda! Então, o melhor conselho é evitar a contaminação”, alerta a obstetra Mariana Rosario, membro do corpo clínico do hospital Albert Einstein e pesquisadora da Faculdade de Medicina do ABC

Pré-natal não pode parar

Apesar de o conselho ser o de ficar em casa, o pré-natal e os exames das gestantes não podem ser interrompidos. Por isso, a Dra. Mariana segue um protocolo, em seu consultório, que permite que elas sejam atendidas:

– As consultas são realizadas com intervalo de 1h00 a 1h30, o suficiente para que haja toda a higienização do ambiente.

– Apenas a médica e uma assistente recebem a gestante, que é aconselhada a ir sem acompanhantes.

– A Dra. Mariana atende usando máscara, já que circula por hospital, na realização de partos, e essa medida serve para evitar a contaminação das pacientes.

– No próprio consultório, a médica já realiza o ultrasson, de maneira a minimizar a ida a laboratórios.

– Se for preciso colher exames laboratoriais, ela aconselha as gestantes a marcarem horários em laboratórios que sejam mais vazios e informarem da gestação.

“A ideia é que as gestantes não precisem procurar hospitais. Por isso, meu consultório e celular ficam à disposição, caso elas precisem de algum atendimento emergencial”, diz a especialista.

Telemedicina

Algumas consultas podem ser feitas por Telemedicina, liberadas pelo Ministério da Saúde. “Mas, são poucas, e geralmente para que as pacientes tirem dúvidas ou recebam orientações que fogem ao pré-natal rotineiro”, comenta a obstetra. Isso porque são realizados, na consulta, exames como o clínico e o ultrasson, que não são possíveis de ser realizado à distância. “Se não houver essa necessidade, por ser o atendimento a uma queixa, conseguimos fazer por vídeo”, explica.

Para sair de casa…

Na hora de sair de casa, não é necessário que a gestante use luvas. “Apenas quem precisa usar são os profissionais de saúde e quem está com suspeita de contaminação ou já contaminadas”, diz a médica. Já as máscaras passaram a ser recomendadas pelo Ministério da Saúde. “Até um mês atrás, a recomendação era a de não utilizar. Mas, agora, é importante que se use máscara. Seguimos o protocolo da OMS e do Ministério da Saúde, então, quando ele muda, reorientamos as pacientes. Isso acontece porque o vírus ainda está sendo estudado e há novidades constantemente, tanto na prevenção quanto no tratamento. Então, é importante que todos se mantenham informados e atualizados”, alerta a médica.

Dra. Mariana diz que prefere que suas pacientes fiquem longe de aglomerações locais de grande circulação de pessoas, como supermercados. Mas, se elas não tiverem como evitar e nem conseguirem fazer compras online, devem seguir um rigoroso protocolo de higiene:

– O ideal é que o supermercado higienize as esteiras dos caixas. Fique atento e peça isso ao estabelecimento.

– Coloque todos os produtos em sacos plásticos.

– Ao sair de do supermercado e entrar em casa, higienize as mãos com álcool em gel.

– Ao chegar em casa, higienize cada saquinho de supermercado com álcool, antes de guardá-lo no armário.

– Deixe a roupa usada na lavanderia da casa, para que ela seja lavada.

– Tome banho assim que guardar as compras.

– Não esqueça de lavar as mãos várias vezes ao dia e, caso não seja possível, utilize o álcool em gel.

Na hora do parto…

Dra. Mariana informa que os próprios hospitais recomendam o mínimo de pessoas na sala de parto, neste período de pandemia. Apenas a médica e uma assistente – sem a presença de doulas e até de enfermeiras – está sendo o protocolo adotado para o parto. O acompanhante da mãe tem sua saúde avaliada antecipadamente, já que pessoas que voltaram de viagem recentemente ou que têm alguma suspeita de contaminação não podem presenciar o nascimento do bebê. “Visitas ao recém-nascido também estão proibidas nos hospitais e eu recomendo fortemente que não sejam feitas nas casas também, de maneira que a doença não se propague”.

A Dra. Mariana Rosario diz que, neste momento, a gestante deve ficar em casa o máximo que puder. “Principalmente no final da gestação, é necessário que ela se mantenha em casa o máximo possível e se preserve. Se puder fazer suas compras online, melhor, para não ter contato com o público externo”, finaliza.

Teste do coronavírus em gestantes

Ainda não está disponível o teste para coronavírus a toda a população. Então, as gestantes só precisam ser testadas se apresentarem os sintomas da Covid-19. No caso das parturientes, a médica acredita que elas também não serão testadas, a menos que tenham sintomas. “Os hospitais não dão conta de testar todas as pessoas assintomáticas. Então, apenas aquelas com sintomas passarão pelo teste”.

Ela recomenda que as gestantes e parturientes tenham calma e fiquem longe de hospitais, mantendo-se em isolamento social. “Não tenham medo e sempre consultem seus obstetras, antes de qualquer medida. É hora de confiar ainda mais neles”, finaliza.

*Sobre a Dra. Mariana Rosario

Formada pela Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP), em 2006, a Dra. Mariana Rosario possui os títulos de especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela AMB – Associação Médica Brasileira, e estágio em Mastologia pelo IEO – Instituto Europeu de Oncologia, de Milão, Itália, um dos mais renomados do mundo. É membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) e formação em Longevidade pela ABMAE – Associação Brasileira de Medicina Antienvelhecimento. É médica cadastrada para trabalhar com implantes hormonais pela ELMECO, do professor Elsimar Coutinho, um dos maiores especialistas no assunto. É membro do corpo clínico do hospital Albert Einstein, um dos mais renomados do mundo.

Dra. Mariana Rosario – Ginecologista, Obstetra e Mastologista. CRM- SP: 127087. RQE Masto: 42874. RQE GO: 71979.



DestaquesHome