Papo de Mãe

Competências socioemocionais para contextos de crise

Para lidar com insegurança, ansiedade, medo, isolamento, mudança de rotinas e indefinições é preciso ter empatia, resiliência, foco, responsabilidade, cuidado consigo e com o outro, entre outras competências.

Roberta Manreza Publicado em 17/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h46

Imagem Competências socioemocionais para contextos de crise
17 de abril de 2020


Por Instituto Ayrton Senna, 

Informações, estratégias e práticas para famílias e educadores desenvolverem habilidades socioemocionais na educação durante a crise da pandemia Covid-19

Em tempo de Coronavírus e isolamento social, milhões de crianças e jovens deixaram suas escolas e estão dentro de suas casas, tendo de lidar com uma rotina nunca vivenciada. Como famílias e educadores podem encarar esse novo paradigma que nos tirou da zona de conforto? Como praticar uma mudança de mentalidade, sem estresse e desconforto? Entender mais sobre as competências socioemocionais e como é possível para qualquer pessoa as desenvolver é o caminho para seguirmos fortalecidos nesse momento.

O mundo está vivendo um de seus momentos mais difíceis ao ter que lidar com a pandemia do coronavírus, que vem se espalhando em velocidade rápida por todos os países. O que temos visto é um sentimento de pertencimento a uma única humanidade e, se as fronteiras nacionais estão fechadas, é apenas por um protocolo de proteção à saúde das pessoas. Afinal, moramos todos em um mesmo planeta azulado.

Estamos lutando contra o tempo, aprendendo juntos a combater a disseminação do vírus e, mais do que nunca, nossas competências socioemocionais estão sendo colocadas à prova nesse contexto de crise. Para lidar com insegurança, ansiedade, medo, isolamento, mudança de rotinas e indefinições é preciso ter empatia, resiliência, foco, responsabilidade, cuidado consigo e com o outro, entre outras competências.

Por isso, o Instituto Ayrton Senna apresenta uma série de informações, estratégias e práticas que apoiam a educação no desenvolvimento dessas competências socioemocionais. Nossa ideia é inspirar e apoiar educadores e famílias para interações divertidas e criativas.

Esses materiais estão disponíveis nesse espaço especialmente para você!

Acesse:

https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html?utm_source=whatsapp&utm_medium=mensagem-0704

“O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo.
Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de
forma negativa, mas como um sentimento de autopreservação.”

Ayrton Senna



DicasHomeNotícias