Papo de Mãe

5 dicas sobre saúde bucal na gravidez

Durante a gestação, alterações hormonais e demais mudanças no organismo feminino podem provocar problemas bucais como desgaste do esmalte dos dentes e inflamações na gengiva.

Roberta Manreza Publicado em 19/08/2019, às 00h00 - Atualizado às 14h11

Imagem 5 dicas sobre saúde bucal na gravidez
19 de agosto de 2019


Por Fabio Bicanços, ortodontista

Dicas sobre cuidados especiais com a saúde bucal para gestantes. O cuidado com o sorriso também traz benefícios para o bebê.

Durante a gestação, alterações hormonais e demais mudanças no organismo feminino podem provocar problemas bucais como desgaste do esmalte dos dentes e inflamações na gengiva. Para evitar o desenvolvimento dessas disfunções, o Dr. Fábio Bibancos, ortodontista e consultor da GUM, marca americana de cuidado bucal que chegou há pouco no Brasil, elenca cinco dicas especiais de saúde bucal para gestantes:

Incômodos gástricos

Durante a gravidez, é comum surgirem alguns incômodos gástricos leves, como refluxo, azia e ânsia de vômito. Nessas situações, o conteúdo do estômago volta para a boca e deixa o pH da região mais ácido, afetando os dentes. Após a regurgitação, faça um bochecho com água acompanhado de uma boa escovação.

Gengivas inflamadas

“O excesso de progesterona que pode ocorrer durante a gestação contribui para o surgimento da gengivite, cujos sinais mais comuns são: gengiva inflamada e sangramento ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental. Essas inflamações gengivais quando não acompanhadas e tratadas no início podem acarretar no aumento de prostaglandina que provoca contrações e antecipa o parto”, explica. Para evitar o problema, os Flossers e Soft-Picks também são bons aliados porque eliminam resíduos de alimentos e bactérias na região da gengiva de modo prático e rápido, além de serem fáceis de levar na bolsa.

Realizar consultas preventivas ao dentista 

Se o dentista acompanha o quadro de saúde a cada 6 meses do paciente, fica mais fácil e seguro planejar procedimentos com o menor risco possível para a gestante. Dessa forma, o dentista pode atuar na prevenção de doenças e orientar a gestante com base no histórico da paciente.

“A manutenção da higiene bucal diária, com escovação e limpeza interdental também é essencial para prevenir problemas bucais na gestação”, indica Bibancos. Para tornar a higiene bucal mais prática para as gestantes há opções dos Flossers, fio dental com haste, e os Soft-Picks, palitos interdentais siliconados, alternativas ao fio dental tradicional, que promovem uma boa limpeza interdental.

Tratamento estéticos e ortodônticos – por enquanto não!

Iniciar um tratamento ortodôntico, realizar um clareamento dental: esse tipo de procedimento pode esperar os nove meses.

Sentiu dor de dente?

As gestantes devem evitar alguns procedimentos e exames como o raio-x, canal e extração dentária. “Em casos de emergência, seu dentista vai avaliar o quanto é necessário realizar determinado procedimento, pensando sempre na qualidade de vida da mamãe e do bebê e se programar para realizar o procedimento sempre com segurança para todos”.

*Dr. Fabio Bibancos – Consultor da GUM

instagram.com/fabiobibancos



DicasHomeGravidezPré-natal