Papo de Mãe

Dia do Esportista: Atividade física melhora aprendizagem

Dia do Esportista (19/02). Crianças e adolescentes que praticam esportes com frequência têm desempenho 20% superior aos alunos sedentários.

Roberta Manreza Publicado em 19/02/2019, às 00h00 - Atualizado às 12h26

Imagem Dia do Esportista: Atividade física melhora aprendizagem
19 de fevereiro de 2019


Por Colégio Marista Champagnat*,

Dia do Esportista (19/02). Crianças e adolescentes que praticam esportes com frequência têm desempenho 20% superior aos alunos sedentários

Melhorar a capacidade de concentração e de fixar conteúdo, ajudar no raciocínio lógico e a ter boa memória são alguns dos benefícios que a prática regular de exercícios físicos traz para os jovens. Estudos mostram que incluir atividades físicas em sala de aula também pode melhorar o processo de aprendizagem.

Pesquisa realizada pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, aponta que alunos que têm bom desempenho em exercícios físicos também obtêm melhores resultados nas demais atividades escolares. Segundo o estudo, crianças e adolescentes que praticam esportes com frequência têm desempenho 20% superior aos alunos sedentários.

“Ao praticar atividades físicas os alunos têm a vantagem de melhorar a saúde e diminuir o risco de doenças como obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto e doenças respiratórias, além de contribuir para desenvolver habilidades nos esportes. E essa prática deve começar desde cedo para que a criança se habitue aos exercícios”, recomenda o coordenador do Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista Champagnat, em Ribeirão Preto (SP), Everton Souza.

No Marista Champagnat, os alunos podem escolher a modalidade esportiva. O colégio oferece ballet, futsal, ginástica rítmica, judô, teatro e iniciação desportiva.

E é na escola que os alunos aprendem a importância de ter um estilo de vida mais saudável e equilibrado. O professor representa papel fundamental para promover uma vida saudável e ativa aos seus alunos. Nesse contexto, a atividade física favorece o desenvolvimento motor, contribui para a integração social da criança e do adolescente, colabora com a autoconfiança do aluno, melhora a autoestima, contribui para que o estudante se expresse melhor, favorece uma melhor compreensão de mundo, reduz o estresse e coopera para um estilo de vida melhor.

Até mesmo breves interrupções durante a aula para 10 minutos de exercícios físicos nas escolas podem contribuir para criar o hábito da prática da atividade física. Relatório do Instituto de Medicina dos Estados Unidos confirma que crianças mais ativas prestam mais atenção, têm velocidade de processamento cognitivo mais rápido e obtêm melhores resultados nas provas do que as crianças menos ativas.

No entanto, a prática de atividade física não pode ficar restrita ao ambiente escolar, mas é no colégio que a criança e o adolescente podem adquirir esse hábito. Então, cabe aos pais escolherem uma modalidade de esporte para seu filho praticar desde cedo e, assim, garantir aos pequenos um futuro mais saudável.

*O Colégio Marista Champagnat integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.



ComportamentoDestaquesEducaçãoHome3 a 8 anos9 a 12 anosAdolescenteCriançaSaúde